Busca rápidaX

MANCHETES

Em conversa na ACI, Andrei Cossetin defende mudança cultural em Ijuí e anuncia regulamentação da adoção de espaços públicos

26 de agosto de 2025

O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, compartilhou as experiências adquiridas em recente missão técnica a Medellín, na Colômbia, destacando a vocação empreendedora e o planejamento urbano como pilares de transformação daquela cidade. Segundo ele, Medellín serve de referência pela capacidade de trabalhar o sentimento de pertencimento da população por meio de políticas estruturadas.

Cossetin afirmou que Ijuí precisa avançar nesse caminho, especialmente ao regulamentar a lei de adoção de espaços públicos, já existente de forma informal no município. “Destacou que com a formalização, será possível gerar pertencimento e engajamento da comunidade, mudando a mentalidade coletiva sobre a importância do espaço urbano. Lembrou que embora o acesso seja gratuito, ele é custeado pelos impostos de todos.

De acordo com o prefeito, logo após retornar da Colômbia, provocou os conselhos municipais a incorporarem especialistas com conhecimento técnico, garantindo decisões mais assertivas. Ele defendeu que o crescimento urbano precisa ocorrer de forma estruturada e estratégica, em um processo que não se limita a uma gestão específica, mas que seja continuidade de governos. Para ele, quando há pertencimento, fortalecem-se também as empresas públicas, que geram lucro revertido em serviços e políticas públicas à população.

Cossetin fez questão de esclarecer que a viagem ocorreu a convite do Sebrae, responsável pelas passagens e hospedagem, enquanto o município arcou apenas com alimentação e deslocamentos internos. Além de Ijuí, também participaram prefeitos de São Leopoldo, Venâncio Aires e Estância Velha.

Representando o setor empresarial, o presidente do Sindilojas Noroeste, Juarez Neme da Costa, declarou apoio à proposta de regulamentação da lei de adoção de espaços públicos. Para ele, há a necessidade de mudança cultural. Disse ser essencial criar pertencimento, e que o Sindilojas será parceiro nesse processo. Juliano Beck, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), sugeriu a criação de uma comissão para regulamentar as adoções, ressaltando que a iniciativa não pode ficar restrita ao poder público. Para ele é preciso construir um ambiente favorável para que isso aconteça.

Outro ponto destacado foi o potencial de Ijuí no turismo de compras, lembrado por Joel Leone, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ijuí (CDL) , que considera o setor um diferencial da economia local.

Cossetin encerrou sua fala reforçando a importância de trabalhar em parceria com o Sebrae na desburocratização do centro da cidade e adiantou a intenção de implantar, junto ao Impulsa, um distrito de inovação. Para ele, esses avanços dependem de uma cidade mais segura, iluminada e limpa, capaz de atrair investidores, ampliar a arrecadação tributária e gerar empregos. “É preciso falar bem de Ijuí. Só assim construiremos o futuro que desejamos”, concluiu o prefeito.

 

 

 

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí/Fotos: Fabiano Bernardes
error: Conteúdo protegido!