Busca rápidaX

MANCHETES

No setembro amarelo médico psiquiatra alerta sobre valorização da vida

5 de setembro de 2025

O médico psiquiatra, Dr. Bruno Guidolin afirmou na Rádio Progresso que o mês de setembro é voltado a prevenção ao suicídio, destacado como a importância da valorização a vida. Citou que toda tentativa ou suicídio é causado por um transtorno mental.

Segundo o médico, hoje o Brasil é o pais mais ansioso do mundo, com números elevados de transtornos. Com relação a depressão, o Brasil é o quinto pais com maiores sintomas de depressão e na América só perde para os Estados Unidos. Frisou que recebe pacientes diariamente com estas situações que buscam orientações.

Ele alerta às pessoas que porventura estejam passando por momentos de angustia ou ansiedade, em função de problemas pessoais, financeiras ou conjugais, que busquem atendimentos com profissionais da área de saúde mental. O médico lembrou que o município de Ijuí possui hoje vários serviços voltados a estas pessoas, como os CAPS, postos de saúde e grupos de saúde mental.

Bruno Guidolin destacou que o setembro amarelo também objetiva desmistificar às pessoas sobre a importância da valorização da vida, fazendo com que possa ser debatido cada vez mais sobre o tema. Frisou que falando sobre o suicídio já é uma forma de fazer com que as pessoas se conscientizem desta situação.

Observou que em Ijui, a Rede de Atenção Psicossocial tem realizado vários eventos e capacitações, com profissionais capacitados para trabalhar nesta área, possibilitando que os pacientes realizem tratamento adequado. O médico citou ainda a importância do Centro de Valorização à Vida, que faz escuta através do fone 188, com pessoas que prestam este atendimento para as pessoas que se sentem sozinhas e precisam fazer este desabafo com alguém.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!