Na manhã desta quinta-feira, 18, o Patrão do Grupo de Folclore Chaleira Preta, Eduardo Cardoso Filho, destacou a programação da Semana Farroupilha realizada pela entidade.
As atividades iniciaram no dia 4 de setembro com a recepção dos cavaleiros que trouxeram a Chama Crioula de XV de Novembro. Desde então, o grupo promoveu eventos culturais e sociais, incluindo o Concurso de Prendas e Peões da APAE, seminário cultural e apresentações artísticas. A chama ficou guardada na entidade até o dia 13, quando foi levada à Praça da República para distribuição entre as entidades tradicionalistas de Ijuí.
No dia 12, ocorreu a abertura oficial da Semana Farroupilha com jantar típico e baile animado por Márcio Corrêa. A programação seguiu com jantares, almoços e apresentações de invernadas, além de bailes com grupos musicais. Para esta quinta-feira, 18, está previsto jantar com puchero e vaca atolada, seguido de baile com os Chacreiros. Na sexta-feira, 19, haverá jantar com matambre e baile com Bem Campeiro. O encerramento acontece no sábado, 20, ao meio-dia, com almoço de churrasco e apresentação das invernadas, além da participação no desfile, caso o tempo permita.
Cardoso ressaltou a trajetória da entidade, que mantém oito invernadas artísticas e culturais, envolvendo crianças a partir de 1 ano e meio até veteranos. Fundado em 1984, o Chaleira Preta conta atualmente com mais de 200 sócios ativos e se destaca em competições regionais e estaduais, tanto nas modalidades artísticas quanto campeiras.
A entidade segue com o lema “Um por todos, todos pelo Chaleira Preta e o Chaleira pelo Rio Grande”, tendo como objetivo preservar e valorizar a cultura gaúcha.