Representantes de instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) participaram nesta quarta-feira, 17 de setembro, de reuniões na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O objetivo foi debater questões no âmbito educacional, como os programas Professor do Amanhã e o RS Talentos, e ampliar os recursos para o acesso e a permanência de estudantes no ensino superior.
Estiveram presentes o vice-reitor de Administração da Unijuí, Edson Padoin; o reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa; o vice-reitor da Unisinos, Artur Jacobus; a chefe de gabinete da Feevale, Isabela Guzzon; a relações institucionais do Comung, Ana Beatriz Fett Dixon; e a assistente da entidade, Viviane Born.
Nesta agenda, o grupo visitou as bancadas do PT e do PP, além do deputado Gerson Burmann, líder da bancada do PDT. Nos próximos dias, o Comung deverá se reunir com as demais bancadas, inclusive para pedir que intercedam, junto às bancadas gaúchas em Brasília, pela regulamentação das instituições comunitárias de ensino superior. O Consórcio ainda busca, na Assembleia, o cumprimento da Constituição Estadual, que prevê a destinação de 0,5% da receita líquida de impostos próprios para a educação superior pública e comunitária.
Sobre o Comung
O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Com atuação desde o ano de 1996, as instituições integrantes são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público.