O delegado Regional de polícia titular da 26a Delegacia Regional de Ijuí, disse na Rádio Progresso que os crimes considerados patrimoniais que são estelionato ou extorsão, tem aumentado diariamente nas ocorrências policiais. Ricardo Miron frisou que os golpes tem se intensificado muito com grande criatividade pelos golpistas que acabam envolvendo de maneira fácil as pessoas.
Disse que isso preocupa muito, uma vez que em vários casos as pessoas acabam perdendo dinheiro ou patrimônio. Lembrou que na maioria dos casos ocorrem ligações telefônicas ou por redes sociais com golpes ou tentativas.
Miron frisou que quando estas ocorrências são registradas na DP, é instaurado inquérito policial para investigar se houve alguma subtração ou desvio de valores em que o autor tenha sido lesado. Se não houver prejuízo financeiro, é realizado apenas registro para tentar identificar a autoria.
Se confirmar a lesão é instaurado inquérito com o objetivo de encontrar a autoria, através de quebra de sigilo telefônico, bancário para dar sequencia nas investigações. O delegado observou que muitas vezes não se consegue resgatar os valores que foram extorquidos, pela forma em que os delinquentes agem.
Neste ano houve aumento de cerca de 30% com registros de estelionato, como, extorsão, golpes virtuais, falso cartão de crédito, se passando por atendente de instituição financeira, entre outros. Lembrou que mesmo que as pessoas não tiveram um prejuízo maior, é importante que façam o registro da ocorrência na DP.