A instabilidade climática prejudicou o desfile da Semana Farroupilha, hoje pela manhã, em Ijuí. Em função da chuva, não ocorreu o desfile cultural dos CTGs e entidades tradicionalistas. Até por volta das 8 horas, toda programação do desfile estava confirmada, porém, com a chuva depois das 8, a coordenação da Semana Farroupilha optou por não contar com o segmento cultural, visto a presença de crianças, demais pessoas, ainda utilização de faixas e demais materiais.
Já o desfile da Brigada Militar, Colégio Tiradentes e Corpo de Bombeiros Militar ocorreu normalmente, que realizaram abertura da programação. Após, houve intervalo de mais de uma hora até a passagem dos cavalarianos pela rua Benjamin Constant, pois foi necessário esperar até a chegada desse grupo na concentração, visto que o momento seria da parte cultural. Encerrado o desfile farroupilha em Ijuí, foi realizado ato de término da Semana Farroupilha no município, com ariamento das bandeiras na praça da República.
Porém, nesse momento, CTGs e demais entidades tradicionalistas de Ijuí servem almoço e vão ter outras programações até a noite deste semana, último dia da Semana Farroupilha. Por outro lado, hoje, até às 15 horas deste sábado a guarda da chama crioula na pira na praça é de responsabilidade do Piquete Pousada dos Tropeiros, de vila Mauá. Após, até às 21 horas fica o CTG Querência Xucra. No galpão crioulo da praça central ijuiense tem venda de lanches e bebidas.
Mesmo com a chuva, que atrapalhou o desfile farroupilha hoje pela manhã em Ijuí, o prefeito, Andrei Cossetin, e o patrão da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha, Volnei Ketenhuber, consideram positiva a programação da Semana Farroupilha desse ano, que começou sábado passado. Frisaram o bom público que participou de diferentes atividades nos CTGs e demais entidades, com envolvimento desde crianças até idosos.