Busca rápidaX

MANCHETES

Temporal que causou prejuízos no RS deixou danos parciais em Ijuí, Pejuçara e região

22 de setembro de 2025
Situação do tempo, em Ijuí, por volta das 9hs15min desta segunda-feira

Alguns municípios do Rio Grande do Sul contabilizam estragos causados pelo temporal do fim de semana. Segundo a Defesa Civil gaúcha, 26 municípios informaram danos. Os maiores prejuízos foram registrados em Agudo, Arroio do Tigre, Arroio Grande, Ivorá, Porto Xavier, Soledade e Vanini. Alguns municípios tiveram destelhamentos de imóveis, outros queda de árvores, alagamentos ou outros problemas.

Em Cerro Largo, ontem à tarde ocorreu granizo, com danos em cobertura de residências. Diante disso, foi necessário repasse de lonas para cobertura emergencial das casas. Na cidade de Cerro Largo, as pedras de gelo ocorreram, principalmente, nos bairros Santo Antônio, São José, Paulino Moscon e Esquina Gaúcha. No interior, o fenômeno climático aconteceu nas Linhas Santa Cruz, Taquarussu e Caçador Baixo. Famílias de Cerro Largo atingidas por granizo devem comparecer na secretaria de Obras para fazer cadastro e retirar lonas.

Em Pejuçara, o temporal do fim de semana causou estrago em apenas um galpão, com danos em poucas telhas, localidade de Colônias Novas. Segundo o responsável pela Defesa Civil pejuçarense, Francis Bisognin, a chuva no município variou de 125 a 138 milímetros. Ainda em Pejuçara, teve granizo, de forma isolado e com padras pequenas, nas comunidades de Colônias Novas e Marmeleiro.

Na cidade de Ijuí, foram 118 milímetros de chuva. O coordenador municipal da Defesa Civil, Jandir Andreata, explica que em Ijuí houve poucos prejuízos na cobertura de algumas casas que possuem telhados mais frágeis. Em razão do grande acumulado de água, aconteceram problemas em telhas, diante disso, foram disponibilizadas lonas.

Em Porto Xavier, 14 residências e algumas lavouras resultaram com danos devido ao granizo. Santo Ângelo também contabiliza problemas na cobertura de poucas residências, por isso, a prefeitura disponibilizou lonas. Outro município com granizo, ontem, foi Crissiumal, a princípio, sem estragos.

Início primavera

A primavera vai iniciar, oficialmente, às 15 horas e 19 minutos de hoje. A nova estação deverá ter os efeitos da La Niña, ou seja, resfriamento das águas do Oceano Pacífico.  Com isso, há possibilidade de mais frentes frias na costa Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, as chuvas devem ser mais intensas a partir da segunda quinzena de outubro.  Além disso, esses primeiros dias da primavera terão temperatura baixa. Haverá uma sequência de madrugadas frias, porém as tardes serão amenas a agradáveis.

No caso de Ijuí e microrregião, hoje, primeiro dia da primavera, ainda existe previsão de chuva, especialmente pela manhã. No entanto, o tempo começa abrir, com sol especialmente à tarde. Temperatura máxima de 19 graus. Após, de amanhã até o fim de semana não há previsão de chuvas e as temperaturas, na microrregião de Ijuí, devem ficar entre 8 e 10 graus de mínima, com máximas de 19 e 22.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!