Com o objetivo de promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, integrando conhecimentos técnicos, científicos e experiências práticas para impulsionar a inovação e aumentar a competitividade do setor, gerando mais renda e empregos, Ijuí se prepara para o Milk Summith Brazil 2025, durante a Expofest.
Falando na Rádio Progresso, o coordenador do evento, Darlan Palharini, disse que para além da programação presencial, o Milk Summit Brazil 2025 também se aventura no universo digital. É no site do evento que estão disponibilizadas duas atrações interativas sobre o universo do leite. Para jogar basta acessar milksummitbrazil.com. No primeiro jogo, o desafio é ajudar o produtor a desviar de obstáculos e assim coletar itens que aumentam a produção.
Já o quiz “O que você realmente sabe sobre o leite?”, é um teste de conhecimentos com 17 perguntas sobre nutrição, saúde e produção leiteira, baseadas em dados e evidências científicas.
No site também se concentra toda a programação do evento que acontece nos dias 14 e 15 de outubro, em Ijuí, no Parque de Exposições Wanderley Burmann, dentro da programação da Expofest. A agenda reunirá produtores, cooperativas, indústrias e especialistas em torno de quatro grandes eixos: competitividade, consumo, sustentabilidade e inovação.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de outubro, pelo site Sympla. A entrada será solidária: cada participante deve doar 1 kg de alimento não perecível, e a organização acrescentará 2 litros de leite por inscrição. Todos os itens arrecadados serão destinados a entidades sociais.
Além de ciclos de palestras e oficinas práticas, os participantes poderão degustar produtos lácteos, participar de atividades culturais e estabelecer conexões valiosas com produtores, cooperativas, indústrias, fornecedores e especialistas do mercado. Darlan Palharini destacou que a cadeia produtiva do leite está presente em 493 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, empregando mais de 62 mil pessoas, representando 2,81% do PIB estadual.