A Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (SMED) divulgou as datas de rematrículas, matrículas e transferências da rede municipal de ensino. O secretário de Educação, Cláudio Souza, informou nesta segunda-feira, 22, que a pasta está organizando o planejamento do ano letivo de 2026.
As rematrículas ocorrerão de 22 a 31 de outubro de 2025, de forma automática, exceto para alunos considerados faltosos. O primeiro período de inscrições será para crianças de 0 a 5 anos, entre 3 e 14 de novembro. A lista de selecionados será divulgada em 24 de novembro e as matrículas devem ser realizadas até 4 de dezembro.
Para o 1º ano do ensino fundamental, as inscrições estarão abertas de 5 de dezembro a 30 de janeiro de 2026, com divulgação dos selecionados em 4 de fevereiro e prazo de matrículas até 11 de fevereiro. As transferências para alunos do 2º ao 9º ano poderão ser solicitadas de 2 a 30 de janeiro de 2026. O resultado sairá em 4 de fevereiro, com matrículas até 11 de fevereiro.
Dúvidas podem ser esclarecidas nos educandários ou na Central de Vagas da SMED. No período de matrículas, os pais deverão apresentar a documentação solicitada.
Durante a entrevista, o secretário também anunciou a implantação da primeira escola municipal de Educação Infantil em turno integral: a EMEI Independência. A unidade passa por obras e deve iniciar o atendimento em tempo integral em 2026.
Além disso, foram ampliadas vagas de tempo integral na Escola 15 de Novembro para a pré-escola e anunciada a Escola João Goulart com turno integral até o 5º ano do ensino fundamental. Segundo Souza, a oferta de vagas passou a ser centralizada em um sistema informatizado a partir de 2021, o que contribuiu para a organização da rede municipal.