Busca rápidaX

Especialista em direito do Agronegócio lamenta atraso do governo com linha de crédito sobre dívidas rurais

30 de setembro de 2025

Os produtores rurais estão vivendo um momento muito dificil em função de estar quatro anos convivendo com clima desfavorável deixando marcas e prejuízos profundos. A afirmação foi feita na Rádio Progresso pelo advogado Francisco Torma, especialista em Direito do Agronegócio.

Lembrou que na última semana, o Governo Federal editou Medida Provisória com uma resolução criando linha de crédito para liquidar ou amortizar dívidas rurais. Lamentou que esta ferramenta é interessante ao produtor, mas vem tarde.

O anúncio do governo, disponibiliza R$ 12 bilhões, garantindo até 9 anos para pagamento e oportunidade às famílias que enfrentaram perdas com eventos climáticos extremos.

Segundo o advogado, os produtores lutavam a poucos dias pela securitização das dívidas, o que não avançou como era aguardado. Com isto, surgiu esta linha de crédito através de Medida Provisória. Mesmo assim, entende que os produtores já estão trabalhando para as próximas safras, pois o ciclo produtivo não pode esperar.

Explicou que a burocracia brasileira é gigantesca e por isso, os produtores correm sérios riscos de ter uma safra menor este ano, em função das dificuldades de acesso a estas ferramentas. Francisco Torma disse que muitos produtores estão endividados desde a enchente ou das últimas secas.

Com isto, há dificuldades também para acessar créditos rurais nas instituições financeiras. O advogado lamentou que o governo tem apresentado somente medidas com empréstimos financeiros para os produtores, que já estão descapitalizados e não conseguem cumprir com seus compromissos. Citou que a politica pública precisa proteger o agricultor, porque se o produtor estiver fragilizado toda a economia acaba nesta situação.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!