Busca rápidaX

Cardiologista do HCI alerta sobre cuidados com coração

2 de outubro de 2025

O médico cardiologista Diego Francisco Ceretta, do Hospital de Clínicas Ijuí, falou na Rádio Progresso sobre as doenças relacionadas ao coração. Segundo ele, quando essa situação se torna crônica, o organismo libera hormônios que aumentam a frequência cardíaca e a pressão arterial, resultando em risco aumentado para arritmias e infarto.

Ele chamou atenção para o aumento das doenças relacionadas ao órgão, uma vez que nos últimos anos, houve um crescimento nos casos em razão da obesidade, da má alimentação, do sedentarismo e do estresse crônico. O especialista citou que recentemente se observa o crescimento nos problemas cardiovasculares entre a população jovem.

Lembrou que atualmente, estima-se que 30% das mortes no país sejam causadas por doenças cardiovasculares. Adicionalmente, cerca de 14 milhões de brasileiros vivem com alguma enfermidade do tipo. Os sinais que devem servir de alerta são dor ou aperto no peito, falta de ar, palpitações, inchaço nas pernas, desmaio e cansaço desproporcional.

O Dr Diego citou que pessoas com histórico familiar de cardiopatia, hipertensão, diabetes, sobrepeso e fumantes têm maior predisposição a desenvolver doenças cardiovasculares. Dessa forma, a prevenção passa, necessariamente, pela adoção de hábitos de vida saudáveis, como dieta equilibrada, prática regular de exercícios físicos, sono regular, controle do estresse e cessação do tabagismo.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!