Busca rápidaX

Andrei Cossetin explica projeto de lei que concede incentivos fiscais para empresas em Ijuí

3 de outubro de 2025

O Executivo Municipal encaminhou à Câmara de Vereadores de Ijuí, projetos de Lei que tratam de incentivos fiscais, para as empresas Schirmann Representações Ltda e Mecasul Auto Mecânica S.A. A matéria é baseada na lei Municipal nº 4.951, de 30 de março de 2009, que trata das políticas de incentivo para instalação e ou ampliação de empresas.

Em entrevista à Rádio Progresso, o prefeito Andrei Cossetin, disse que entre os benefícios, podem ser contempladas as empresas de revenda de bens de capital duráveis e de prestação de serviços correlatos e empresas de serviços de transporte, energia, telecomunicações e de limpeza, coleta, compostagem e ou tratamento de detritos e ou dejetos e de proteção, conservação e desenvolvimento do meio ambiente, no município de Ijuí.

Explicou que como a lei já existe a muitos anos, outras empresas também foram contempladas. Segundo Andrei, o projeto beneficiaria uma nova empresa do Grupo Schirmann, e não todos os estabelecimentos do referido empresário, já existentes no município. Outro estabelecimento contemplado é a Mecasul Auto Mecânica, que está instalada em frente ao parque de exposições.

Explicou que esta empresa de caminhões, veio de Entre Ijuís para o município, com investimento de R$ 25 milhões e gerando emprego e renda em Ijuí. Já o investimento da empresa do Grupo Schirmann, seria de cerca de R$ 30 milhões, no setor de corte de ferro e fabrica de telhas, gerando de 100 empregos, no Bairro Lambari. Há informação de que o empresário já teria solicitado ao executivo a retirada do projeto da Câmara de Vereadores, em função da repercussão negativa da matéria na comunidade.

No entanto, o prefeito afirmou que vai procurar esta empresa e reforçar a importância de manter estes negócios no município. Sobre a possibilidade de retirar o projeto da pauta do legislativo, o prefeito disse que isto pode acontecer, mas se ocorrer estas empresas poderão investir em outros municípios e não em Ijuí. 

Referente a cobrança de IPTU da população, lembrou que há algumas inconsistências identificadas pelo novo sistema de medição dos imóveis, mas lembra a população para que em caso de problemas, entre em contato com o setor de tributos do município. O prefeito criticou o posicionamento de um vereador que através de vídeo em redes sociais, estaria divulgando informações equivocadas sobre a matéria. Lembrou que não foi ele que criou a referida lei, e sim apenas cumprindo o que foi implantado em 2009.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!