Acontece hoje, 05, a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”. Mais de 760 mil candidatos disputarão 3.652 vagas em mais de 32 órgãos federais.
Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela aplicação, as provas ocorrerão em 228 cidades e 1.294 locais. O cartão de confirmação, disponível no portal do CNU 2025, traz informações como endereço, horários de abertura e fechamento dos portões, além da sala específica do candidato.
O MGI orienta que os inscritos planejem o tempo de deslocamento até o local da prova, considerando trânsito e imprevistos, para evitar atrasos. Para participar, é obrigatório apresentar documento oficial com foto — impressos ou digitais, como e-Título, CNH Digital e Carteira de Identidade Digital.
Itens permitidos incluem caneta esferográfica de tinta azul ou preta (em material transparente), cartão de confirmação (preferencialmente impresso), além de água e alimentos leves em embalagens transparentes e sem rótulo.
Já os itens proibidos são aparelhos eletrônicos (celulares, relógios, fones, tablets), que devem ser entregues aos fiscais em envelopes lacrados, além de óculos escuros, chapéus, lápis, borracha, corretivo e alimentos em embalagens opacas.
O CNU foi criado pelo governo federal para unificar os concursos públicos federais, reduzindo custos e tornando o ingresso no serviço público mais democrático, acessível e eficiente, com provas aplicadas simultaneamente em todo o Brasil.