Negócios, cultura, debates e diversão. Essas áreas vão estar em evidência de hoje até o próximo dia 19, em Ijuí, no parque Wanderley Burmann, durante a Expofest – Exposição Festa Internacional das Etnias. Com o título de capital nacional e mundial das etnias, o município de Ijuí inicia nesta quinta-feira mais uma Expofest.
Conforme o presidente da feira, Antônio Tambara, a expectativa é que nos 10 dias de realização, a Expofest receba público de 150 mil a 200 mil pessoas. Ano passado foram cerca de 200 mil visitantes. Já a perspectiva de negócios não é mais divulgada, assim como acontece com outras grandes feiras, como Expodireto e Expointer.
A Expofest conta com cerca de 450 expositores, áreas de máquinas e implementos agrícolas, veículos, agronegócio, comércio em geral, dentre outros segmentos. Antônio Tambara frisa que várias empresas ou demais segmentos ficaram na lista de espera para participar da feira ijuiense, em razão de falta de espaço, especialmente nos pavilhões. O prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, disse para a RPI que um dos propósitos do município é aumentar o parque Wanderlery Burmann. Uma das ideias é expandir a área nos fundos do parque, Linha 4 Leste.
Ingressos
Hoje, primeiro dia da feira, o acesso ao parque é gratuito. Esta quinta-feira é o Dia da Ueti – União das Etnias de Ijuí – e Expofest. Outra data com entrada gratuita vai ser segunda-feira que vem dia 13. Dos demais dias o ingresso vai custar 10 reais. Porém, para os shows nacionais o valor é em separado. E os ingressos adquiridos para os shows nacionais após o dia 22 de agosto não dão direito a acessar o parque ijuiense.
Não pagam ingresso na Exopofest as crianças de até 12 anos, estrangeiros, Portadores de Necessidades Especiais e doadores de sangue, mediante comprovação. Já a meia entrada vale para maiores de 60 anos e estudantes, também através de comprovação. Hoje, o parque Wanderley Burmann abriu às 14 horas para acesso do público, o que também vai ocorrer nos demais dias de semana. Aos finais de semana, a entrada vai ser permitida a partir das 9 horas.
Confira programação completa da EXPOFEST 2025
A Medianeira Transportes Urbanos disponibiliza ônibus em linhas especiais durante a Expofest, de hoje até 19 de outubro. A passagem custa 3 reais, com deslocamento entre prefeitura e parque Wanderley Burmann e vice-versa. Nos dias de semana, os coletivos da MTU iniciarão deslocamento da prefeitura às 13 horas, com sequência de meia em meia hora, até 19 horas, com transcurso intercalado, via trevo do bairro Modelo e via Avenida Coronel Dico. Do parque de exposições para o centro, os ônibus serão colocados à disposição a partir das 13 horas e 15 minutos, também a cada meia hora.
Aos sábados, domingos e feriados os ônibus, a Medianeira vai colocar ônibus a disposição da comunidade, visto a Expofest, a partir das 9 horas, também com saída da prefeitura. Os demais seguirão de meia em meia hora até a noite. Para retorno do parque ijuiense, haverá coletivos a partir das 9 e 15, com intervalo de meia hora. No entanto, durante os mencionados horários, a MTU poderá colocar mais ônibus para transporte de passageiros em relação à Exopofest, caso haja necessidade.
Por outro lado, durante a semana, ainda finais de semana e feriados, a Medianeira vai ter ônibus cedo pela manhã, com saídas às 7 horas e 8 e 40, percurso pela Avenida 21 de Abril, após região Oeste da cidade, prefeitura, bairro Modelo e parque. Hoje, o primeiro ônibus da MTU para o parque vai sair, logo mais, às 13 horas, da prefeitura, percurso pela avenida Coronel Dico, avenida Getúlio Vargas, ERS 155 e BR 285. Já às 13 e 30, vai partir coletivo, também da prefeitura de Ijuí, mas via avenida Coronel Dico, BR 285, até o parque. (Abaixo, confira todos os horários da MTU para a Expofest).
Programação
A programação é diversificada na Expofest Ijuí. Hoje, às 19 horas e 30 minutos, na casa do Sindicato Rural vai ter palestra sobre “O Panorama Econômico do Brasil: Desafios e Perspectivas no Agronegócio” – com o economista da Farsul, Antônio Da Luz. No espaço dos Caminhos do Agro, às 14 horas desta quinta-feira haverá resenha coletiva de cavalo crioulo. 17 horas vai ser a vez e morfologia da credenciadora de cavalo crioulo; e 20 horas, leilão de cavalo crioulo.