Hoje é o último dia de votação da Consulta Popular deste ano. De forma voluntária, os eleitores gaúchos podem escolher projetos para receber dinheiro do Estado no próximo ano. A votação pode ser feita pelo site consultapopular.rs.gov.br ou pelo Whatsapp 51 3210-3260.
Confira os projetos para votação na Consulta Popular no Corede Noroeste Colonial
Cada Corede – Conselho Regional de Desenvolvimento – tem cédula específica de projetos para votação. O Corede Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, abrangência de 11 municípios, possui seis projetos. Os três mais votados receberão recursos.
Os projetos do Corede Colonial abrangem áreas da agricultura, melhoria de acessos a propriedades rurais, apoio para empresas participarem de feiras, inovação para pequenos e médios negócios, equipamentos para agroindústrias, construção e melhoria de poços e cisternas, tratamento veterinário, proteção e manutenção de nascentes de água, turismo, dentre outras áreas.
Para o Corede Noroeste Colonial, o governo do Rio Grande do Sul disponibiliza para a Consulta Popular, 1 milhão, 885 mil reais. Parcial divulgada ontem à noite, aponta que no Corede Noroeste Colonial, Condor é o município com maior participação dos eleitores, ou seja, 14,25% já votaram no processo, cerca de 860 votos. Em segundo lugar está Ajuricaba, com 9,15% de votantes, mais de 530 pessoas. Após, aparece Bozano, com aproximadamente 7,05% dos eleitores, pouco mais de 180 votos. Na sequência está Nova Ramada, onde em torno de 6,70% dos eleitores já votaram na Consulta Popular, o que significa em torno de 140 votos. Destaque, ainda, para Augusto Pestana, Panambi e Pejuçara, com mais de 4% de votos do total do eleitorado na Consulta Popular.
Em relação ao total de eleitores, Ijuí é o município do Corede Noroeste Colonial com menor participação no processo até agora, pois apenas 0,62% dos eleitores votou até o momento. O percentual representa pouco mais de 390 votos, do total de 63.105 eleitores da Colmeia do Trabalho. O município que não atingir mínimo de 2% dos eleitores na votação não vai ter direito a dinheiro da Consulta Popular. Até agora, Ijuí é o único município, que no momento, fica fora de receber recursos da Consulta Popular.