Busca rápidaX

MANCHETES

Estado prorroga votação na Consulta Popular e Ijuí segue abaixo do percentual mínimo para receber recursos

10 de outubro de 2025

A votação da Consulta Popular desse ano foi prorrogada até as 17 horas de domingo, 12. O prazo inicial terminava hoje. A decisão visa ampliar o tempo para que a população gaúcha participe do processo de definição das prioridades regionais que vão compor o orçamento estadual de 2026. A votação pode ser feita pelo site consultapopular.rs.gov.br ou pelo Whatsapp 51 3210-3260.

O Corede – Conselho Regional de Desenvolvimento – do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, disponibiliza seis projetos para votação. Os três mais votados vão receber recursos. Para o Corede Noroeste Colonial, o governo do Rio Grande do Sul disponibiliza para a Consulta Popular, 1 milhão, 885 mil reais.

Parcial divulgada hoje à tarde, aponta que no Corede Noroeste Colonial, Condor é o município com maior participação de eleitores, ou seja, 15,31% já votaram no processo, mais de 920 votos. Em segundo lugar está Bozano, com 15,04%, cerca de 400 votantes. Ajuricaba, com 10,55%, aproximadamente 615 de votantes, está em terceiro, e Nova Ramada, 10,04%, pouco mais de 200 votos, na quarta posição.

Ijuí é o município do Corede Noroeste Colonial com menor participação de eleitores na Consulta Popular até agora, pois pouco mais de 1,10% votaram até o momento, o que significa aproximadamente 700 eleitores. O município que não atingir mínimo de 2% dos eleitores na votação não vai ter direito a dinheiro da Consulta Popular. No momento, Ijuí é o único município do Corede Noroeste Colonial que fica fora de receber recursos da Consulta Popular. Em Bozano, hoje à noite, no ginásio de esportes, durante jogos do campeonato de futsal, haverá local para votação.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!