Em entrevista a rádio Progresso nesta semana, o médico veterinário da Vigilância Ambiental de Ijuí, Ortiz Júnior, alertou a comunidade do município e região sobre o constante aparecimento de escorpiões, em diversas localidades do município.
No decorre da semana, a reportagem da rádio Progresso apurou informações sobre o surgimento dos animais no último ano em Ijuí. De acordo com a técnica em enfermagem da Vigilância Epidemiológica do município, Ana Krause, no ano passado a vigilância recebeu quatro notificações de vítimas que foram atacadas pelo escorpião, mas, segundo ela, nenhuma delas precisou receber o soro antiescorpiônico, aplicado ao paciente quando apresenta complicações: “nos quatro casos os pacientes foram atendidos e liberados”, afirma a técnica de enfermagem, que salienta que neste ano não há nenhuma notificação de ataque do animal.
De acordo com o médico veterinário Ortiz Júnior, atualmente a maioria dos relatos sobre o surgimento dos animais vem de moradores que vivem próximo a viação férrea, e se dá devido a falta de limpeza adequada. Segundo ele, diversos fatores contribuem para o constante aparecimento, como por exemplo, a presença de baratas e aranhas, já que servem de alimento para eles.
Outro fator que os atrai, segundo Ortiz, são restos de materiais de construção, como telhas velhas, madeira e até papelão. “Temos registrado várias situações em que os escorpiões entram pela tubulação da internet, e a partir daí eles vão se encaminhando aos locais que podem lhes oferecer abrigo e alimento” destaca o veterinário. Segundo Ortiz, a espécie encontrada em Ijuí é do escorpião preto, que não oferece nenhum risco já que não são venenosos, porém, a picada causa muita dor à vítima.
A orientação da Vigilância Ambiental é que a comunidade fique em alerta e dê a devida atenção quanto a importância de manter os pátios e casas com a limpeza adequada, pois isso pode evitar o surgimento não somente de escorpiões, mas de diversos animais peçonhentos.