Busca rápidaX

MANCHETES

Milk Summit Brazil foi aberto na manhã de hoje na Expofest Ijuí 2025

14 de outubro de 2025

Diversas lideranças participam do Milk Summit Brazil, que iniciou na manhã de hoje no parque de Exposições Wanderlei Burmann. Entre os participantes estão, o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul, Edivilson Brum, o presidente do Sindilat RS Guilherme Portela, presidente da Emater Luciano Schwerz, o coordenador do evento Darlan Palharini, entre outras autoridades.

Falando na Rádio Progresso, o secretário Edivilson frisou que o RS produz cerca de 4 bilhões de litros de leite por ano. Lembrou que isto precisa de uma atenção especial do governo, pois em torno de 4% do PIB é gerado através da bacia leiteira.

O secretário observou que as políticas públicas desenvolvidas pela pasta são elaboradas muitas vezes pelo próprio setor, que aponta sugestões para serem implementadas. Entre os programas desenvolvidos pelo estado, citou programas de fomento, como os de irrigação, voltados para os produtores garantir a alimentação dos animais.

Lembrou que o estado deve lançar o programa “Irriga Mais 03”, onde o governo participa financeiramente. No programa anterior, o estado bancou cerca de R$ 100 mil por produtor para cada projeto.

Edivilson Brum participou do Milk Summith fazendo um raio X da bacia leiteira, sua importância social e econômica, com o objetivo de trabalhar a permanência do jovem no meio rural. Destacou a importância desta sucessão nas propriedades para que possam seguir este trabalho nas propriedades agrícolas.

O presidente da Emater, Luciano Schwerz, frisou que a participação da instituição no evento tem o objetivo de discutir estratégias para que o setor seja cada vez eficiente, fortalecendo e qualificando cada vez mais a cadeia produtiva do leite.

Luciano lembrou a importância de ter um olhar especial para o controle dos custos de produção, uma atenção para este cenário climático, pois esta atividade gera renda mensalmente e está muito presente na região de Ijuí. Hoje a tarde técnicos da Emater estão abordando temas relacionados ao panorama da cadeia sócio-produtivo do leite.

Schwerz observou que hoje são 28 mil produtores de leite no estado, acrescentando a necessidade deste apoio ao setor para estar cada vez mais fortalecido. Lembrou ainda que o produtor cada vez precisa aplicar conhecimento em sua atividade rural.

Já o coordenador do Milk Summit Brazil, Darlan Palharini, frisou os pontos principais que serão debatidos nestes dois dias: Competitividade, Consumo, Sustentabilidade e Inovação, reunindo produtores, indústrias, técnicos e especialistas para debater o futuro do setor.

O presidente da Expofest Ijuí 2025, Antônio Carlos Frizzo Tâmbara, enfatizou a importância do evento dentro das atividades da feira. Disse que a Expo já está com sucesso garantido, pois até o último domingo cerca de 75 mil pessoas já havia visitado o parque, com projeção de em torno de 180 mil até o próximo domingo dia 19.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!