Os impasses no setor da saúde continuam atingindo Ajuricaba. Anteriormente, enquanto Cuba fazia parte do programa “Mais Médicos”, o município era atendido por três profissionais. Contudo, após a saída do País, até o momento nenhuma vaga foi suprida.
O município conta com três Estratégias da Saúde da Família (ESF), sendo que, atualmente, apenas dois médicos precisam dar conta de toda a demanda, a qual, segundo a secretária da Saúde Tarciara Raquel Moraski, é muito grande. “A gente realiza em torno de 20 atendimentos por turno, em cada ESF, e estes atendimentos são realizados pelos dois médicos que estão sendo muito colaborativos conosco”, ressalta.
Os dois profissionais são contratados emergencialmente, porém um deles, que trabalha 40 horas, iniciou os atendimentos no dia 2 de janeiro e já no próximo dia 31 terá o contrato expirado, o que representa que, a partir desta data, o município terá, novamente, apenas um profissional para atender as três ESFs.
Nos dois primeiros editais abertos pelo Ministério da Saúde para que médicos brasileiros e remanescentes efetuassem a inscrição para atuar através do “Mais Médicos”, o município de Ajuricaba teve apenas três inscritos, porém nenhum iniciou os trabalhos.
Agora, o ministério alterou o cronograma de inscrições e o município recebeu o aviso nesta semana. As inscrições para médicos formados no exterior sem o exame revalida deveriam ter acontecido nos dias 23 e 24, contudo, após a mudança, a data ficou definida em 7 e 8 de fevereiro – com início das atividades previstas para 18 e 19 do próximo mês.
“Então, através desta situação o futuro da saúde do município ainda é uma incógnita. Ainda não temos definição do que fazer e de como vai funcionar. Vamos reunir nossa equipe e tentar encontrar uma solução”, lamenta a secretária.
Contudo, apesar do problema enfrentado pelo município, a titular da pasta afirma que os médicos estão sendo bastante colaborativos e, até então, estão conseguindo suprir a demanda de atendimentos. Tarciara também ressalta que resta torcer para que haja inscritos no próximo edital para que a situação possa ser resolvida.