Na sessão desta segunda-feira ,27, os vereadores de Ijuí rejeitaram o projeto de lei encaminhado pelo Executivo que previa a criação de três novos cargos na estrutura administrativa municipal. O texto recebeu 09 votos contrários e 07 favoráveis, sendo, portanto, rejeitado pelo plenário.
O projeto previa a criação dos cargos de Diretor-Geral de Relações Institucionais, Diretor-Geral de Políticas Públicas da Mulher e Coordenador Executivo de Segurança Municipal.
Segundo a justificativa dos parlamentares que votaram contra, os valores dos salários propostos para os novos cargos foram o principal motivo da rejeição.
Por outro lado, com 16 votos favoráveis, os vereadores aprovaram outro projeto do governo municipal que cria a Secretaria de Cultura e Turismo e a Secretaria de Esportes e Lazer, a partir da extinção da atual Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.
A sessão foi marcada por debates intensos sobre o equilíbrio entre o controle de gastos e a necessidade de aprimorar a estrutura administrativa municipal.
Os vereadores Almiro Fortes, Daniel Perondi e Giovani Borba do PL e Gilmar Bichoff e Goizinho, PSD, que fazem parte da base aliada ao governo, votaram contrários ao modelo de criação dos referidos cargos, da forma que estava sendo proposto pelo executivo.
Acompanharam os votos contra a matéria, Matheus Filho e César Busnello, PDT e Bira Teixeira e Rudimar Scheren PT.
Foram favoráveis ao projeto do governo, os vereadores Chico Ortiz, Eliezer Luginski, Jorge Amaral, Alexandra Lentz e Marildo Kronbauer PP, Ricardo Adamy MDB e Paulo Braga PSD.