Objetivo do Terra Forte é  melhorar o solo, especialmente em razão das últimas enchentes					A maioria dos 44 municípios do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, já definiu os produtores contemplados no programa estadual Operação Terra Forte. Segundo o gerente do escritório, Fábio Pasqualoto, a divulgação dos beneficiários deverá acontecer nesta semana.
A escolha ocorre através dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento. Agora, tem o prazo para quem não foi selecionado interpor recurso, caso entenda necessário, o que precisa ser feito nos escritórios da Emater. Após a divulgação oficial dos contemplados, haverá organização dos projetos em conjunto com a Emater. Cada produtor vai receber 30 mil reais do Estado para aplicar, especialmente, na correção de solo.
Todos os municípios do Rio Grande do Sul têm vagas. Dentre os 44 municípios do escritório regional da Emater, sediado em Ijuí, foram mais de 5 mil e 200 inscritos. Para a mesma área, o Estado disponibilizou 1.201 vagas. O Terra Forte é direcionado a agricultores familiares. Em Ijuí, a seleção dos beneficiários já foi concluída. Foram 253 inscritos para 69 vagas.