O município de Sarandi se mobiliza para consertar os estragos causados pelo temporal de granizo que aconteceu ontem à tarde. Pedras de gelo ficaram acumuladas na cidade e interior. Hoje pela manhã, o prefeito, Pablo Mari, decretou situação de emergência no município.
Disse que equipes da prefeitura efetuam levantamento nos bairros para identificar com maior exatidão quantas casas tiveram danos. No final da tarde de ontem, havia sido anunicado que pelo menos 500 imóveis sofreram avarias. Pablo Mari antecipa que várias residências sofreram perda total dos telhados. Ainda frisa que a Defesa Civil estadual vai ajudar com telhas. (Abaixo, áudio do prefeito Pablo)
O decreto de emergência publicado nesta manhã pelo Executivo de Sarandi detalha que o município teve vários problemas com o temporal de granizo e chuva. Houve danos humanos, ambientais e materiais, ainda prejuízos econômicos e sociais. Os problemas foram agravados pelo grande volume de precipitação em curto intervalo de tempo. 10 escolas municipais cancelaram aulas, visto estragos nos prédios escolares em razão do granizo.
Diversas unidades escolares passam por avaliação da Defesa Civil e pelas equipes competentes. As aulas serão retomadas assim que houver condições adequadas de funcionamento das escolas. O interior de Sarandi também foi severamente castigado pelo ganizo, com danos em lavouras, por exemplo, no milho e trigo.
Já em Barra Funda, município vizinho a Sarandi, a prefeitura informou que o granizo ocorreu, principalmente, nas localidades de Carijo, Cabrito e Santa Lúcia, o que resultou em estragos de grande monta em propriedades rurais, seja em lavouras, veículos e residências. A prefeitura de Barra Funda também deverá decretar situação de emergência. Também há registro de granizo nos municípios de São José das Missões e Carazinho.