O município de Sarandi irá receber mais 1.300 telhas para dar continuidade ao atendimento da população, visto prejuízos causados em imóveis em razão do temporal de granizo na última segunda-feira à tarde. Do total deste novo lote, 800 telhas foram adquiridas diretamente pela gestão municipal e outras 500 unidades serão enviadas pela Defesa Civil Estadual.
Levantamento da Emater aponta que o temporal de granizo registrado segunda-feira à tarde em Sarandi, causou prejuízo de 10 milhões e 300 mil reais na agricultura. Houve danos nos cultivos de 20 localidades do interior. A produção de trigo foi a mais afetada, com cerca de mil e 700 hectares atingidos e 5 milhões de reais em prejuízos.
As perdas pelo granizo inviabilizam a colheita em algumas áreas. As produções de milho, melão, viticultura e pecuária também sofreram danos que, somados, totalizam 5 milhões e 300 mil reais em prejuízos. Em torno de 900 hectares do milho em grão apresentaram problemas, enquanto que o milho silagem tem perda estimada em 40%. Também foi reportada a morte de aves nativas, domésticas e ferimentos em bovinos. Outros problemas incluem estragos estruturais em residências, galpões e armazéns.
Ontem à tarde, o prefeito, Pablo Mari, liderou reunião para definir ações de apoio aos produtores rurais de Sarandi. As medidas de assistência que vão ser adotadas pela administração municipal, em conjunto com entidades, devem ser anunciadas oficialmente em breve. A prefeitura de Sarandi decretou situação de emergência em razão do granizo. Pelo menos 500 residências tiveram danos estruturais, principalmente nos telhados, e mais de 120 pessoas chegaram a ficar desalojadas.