O Programa Família Acolhedora que atua com um sistema de acolhimento temporário de crianças e adolescentes, está com inscrições abertas para interessados em fazer parte destas atividades. Segundo a psicóloga Daiana Della Flora, o projeto em Ijui está em funcionamento desde 2018 com um serviço de acolhimento temporário.
O atendimento é destinado à crianças e adolescentes afastados de sua família de origem por alguma questão de negligência ou maus tratos. Daiana explicou que trata-se de uma medida judicial de proteção. Hoje em Ijuí 13 famílias estão habilitadas a fazer parte do programa, com 07 integradas. São 10 crianças e adolescentes fazendo parte do programa, como acolhidas. A idade é de 0 a 18 anos.
A assistente social Priscila Gonçalves disse que o serviço funciona junto ao CREAS, na Rua José Bonifácio, 700, centro, e as famílias interessadas podem estar procurando o local para passar por um processo de habilitação. Frisou ainda que este programa é diferente de adotar uma criança ou adolescente, pois para se habilitar, as pessoas não podem constar no cadastro nacional de adoção.
O prazo é de acolhimento é de 02 anos, com possibilidade de prorrogar. A família recebe um auxílio de cerca de R$ 1.330,00 por cada criança ou adolescente acolhido. Esta criança fica na família acolhedora enquanto a vida dela vai ser definida pelos técnicos do serviço e o Poder Judiciário.
Durante o período em que o menor estiver na família acolhedora, a sua família de origem está sendo trabalhada para ver se há possibilidade dela voltar a manter os cuidados. Se for constatada a possibilidade, ela voltará, caso contrário irá para uma adoção.
Quando não existir famílias habilitadas para acolher, estas crianças ou adolescentes são encaminhadas para um lar. Para as pessoas que recebem estes menores, a equipe do CREAS, presta todo atendimento necessário.
Hoje Ijuí possui cerca de 25 a 30 crianças e adolescentes nos lares e abrigos aguardando para serem acolhidos. Os pré-requisitos para participar é ter mais de 21 anos, residir no município de Ijuí a mais de 01 ano, ter idoneidade moral, condições físicas e mentais e disponibilidade de tempo e afeto para receber mais alguém no seu núcleo familiar.