Busca rápidaX

MANCHETES

Primeira Capitã a atuar na BM de Ijuí assume interinamente comando da 1a e 2a companhia

10 de novembro de 2025

Formada em 2012 na Brigada Militar, a Capitã Camila Makcine de Souza Maciel da Cunha, atuava na companhia ambiental em Santa Rosa e desde setembro está no 29 Batalhão de Policia Militar, em Ijuí. Ela é a primeira mulher a atuar como capitã da Brigada Militar em Ijuí.

Natural de Porto Alegre, morou em Ijuí aos 02 anos de idade. Makcine é filha do tenente Maciel da BM que hoje está na reserva, mas trabalhou como sargento no 29º BPM. A Capitã retornou à Ijuí para desempenhar funções de gestão e coordenação do policiamento ostensivo.

No momento, assumiu interinamente o comando da 1a e 2a companhia, que tem como titular o Capitão Calegaro. Falando na Rádio Progresso, a Capitã Makcine disse que em 2012 ingressou como soldado da BM, fez o curso de formação em Santa Rosa, após foi transferida para Rodeio Bonito.

Trabalhou por cerca de 02 anos e meio neste local, depois atuou em Frederico Westphalen e após em Santa Rosa, no administrativo do comando regional. Nesta função, ficou até 2022, quando foi a Porto Alegre, estando por 02 anos na academia de polícia e após trabalhou em São Leopoldo.

Em 2023 retornou à Santa Rosa, onde trabalhou até agora na companhia ambiental. Em Ijuí, além desta função interina, vai atuar na parte administrativa, na gestão dos recursos e de pessoal junto a sede do 29o BPM.

A capitã Makcine é casada com um sargento da BM que atualmente realiza curso para tenente em Porto Alegre. Disse que espera contribuir com o trabalho que a corporação realiza no município, destacando que o efetivo local é muito capacitado para desenvolver este trabalho.

Frisou que é com orgulho que assume como a primeira mulher a atuar como Capitã da BM em Ijuí, entendendo que isto também lhe traz muita responsabilidade para prestar este serviço. Comentou que o maior número de ocorrências atendidas em Ijuí são relacionadas ao furto.

Mesmo assim, explicou que houve uma redução de 46% destes eventos, se considerar ao ano passado. Com isto, comenta que isto mostra que o trabalho da BM tem sido muito bom. Explica que isto se deve a atuação do setor de inteligência e de um efetivo bem preparado para exercer estas atividades.

Segundo a Capitã, somente em outubro foram mais de 4 mil abordagens e identificação de indivíduos, com 124 prisões realizadas, entre elas 12 foragidos, que podem ser os responsáveis pela maioria dos furtos. Houve ainda a fiscalização de mais de 3 mil veículos neste período em Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!