Busca rápidaX

Andrei Cossetin afirma na Rádio Progresso que decisões tomadas por parte dos vereadores de Ijuí estão relacionadas a próxima eleição da mesa diretora

19 de novembro de 2025

O prefeito Andrei Cossetin disse na Rádio Progresso que decisões de vereadores da base aliada que estão votando junto com a oposição é baseada na eleição da mesa diretora que ocorre no final do ano. Ao falar sobre um certificado que o município recebeu recentemente, explicou que isto é referente a um curso que a administração realiza para que os servidores possam fazer treinamento em governança.

Lembrou que o objetivo é aprimorar as questões que envolvem a transparência, eficiência, eficácia, com um modelo de gestão para que os servidores que estão dentro das pastas possam auxiliar a prefeitura a ser fiscalizada. Comentou que isto faz com que os possíveis erros internos que porventura venham a ocorrer, possam ser fiscalizados pelos próprios servidores antes de chegar até o Tribunal de Contas ou Ministério Público.

Sobre críticas que recebeu por receber este certificado, disse que achou estranho, pois está valorizando os servidores através da contratação de um serviço para qualificar ainda mais a gestão. Andrei frisou que quem se forma através de uma universidade particular tem o direito de comemorar quando recebe o diploma, e por isso, entende que a comemoração pelo certificado de Governança tem motivos a serem comemorados.

Sobre o projeto apresentado pelo vereador Gilmar Bichoff, PSD, referente a colocação de QR Cod nas obras públicas, que ele vetou e a câmara derrubou, disse que a matéria é muito importante mas há a necessidade de um sistema mais adequado na parte técnica para implantar. Explicou que dentro deste projeto consta em uma parte que há necessidade de atualização dos programas a cada mês.

Frisou que hoje não há no sistema da prefeitura e nem pessoas qualificadas para fazer esta atualização. Argumentou que há necessidade de um prazo para contratação de um sistema, treinar servidores para executar o projeto. Com a derrubada do veto, o projeto agora precisa ser cumprido. No entanto, o prefeito disse que agora estará enviando nova matéria para o legislativo, pedindo para contratar de forma emergencial estes serviços e pessoal necessário para implantar este modelo.

Referente a regulamentação de cargos que foi rejeitado recentemente pelo legislativo, Andrei esclareceu que eram 118 cargos com a sua proposta de reduzir para 105. Sobre a discussão dos cargos de Diretora da Mulher, Coordenador de Segurança Pública e Assessor de Relações Institucionais, observou que os mesmos foram criados pela lei aprovada. No entanto, a votação da matéria ocorreu contrária a estrutura destas funções.

Observou ainda que mesmo com estes 105 cargos criados, estes 03 não possuem estrutura regulamentada, pois na votação houve destaques destas funções que foram rejeitados pela maioria do legislativo. Com isto, disse que hoje o município não possui mais o cargo de coordenadora da mulher, mesmo possuindo a coordenadoria efetiva.

Com a lei sendo sancionada hoje, 19, e entrando em vigor no próximo mês, o executivo vai necessitar exonerar a Coordenadora da Mulher, Carla Mussi, uma vez que esta função não está mais regulamentada, devido a rejeição ocorrida no legislativo.

Andrei disse que deve enviar novo projeto para a Câmara de Vereadores para regulamentar este cargo. Para retornar novamente ao legislativo a matéria precisa ser alterada, mas há a necessidade da criação novamente da Coordenadoria da Mulher, que ficou sem esta regulamentação no momento.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!