Busca rápidaX

MANCHETES

Evento celebra 30 anos do Grupo Charme da Liberdade e debate trajetória da população negra

20 de novembro de 2025

A presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/Ijuí e vice-presidente da Casa Afro Ijuí, Denise Pedroso Zilch, destacou em entrevista para Rádio Progresso de Ijuí nesta quarta-feira, 20, a importância do Dia da Consciência Negra como uma data de reflexão sobre a história e a realidade da população negra no país.

Advogada e mestranda em Direitos Humanos pela Unijuí, Denise lembrou que o movimento pela valorização da história negra iniciou no Rio Grande do Sul e hoje é reconhecido nacionalmente.

Segundo ela, ainda existe apagamento da contribuição do povo negro, inclusive no ensino, onde muitas vezes se discute apenas a ideia de igualdade, sem considerar que o tratamento desigual segue presente. Denise citou dados que apontam que, no Brasil, um jovem negro é morto a cada 12 minutos, além de mencionar que estereótipos e a criminalização de expressões religiosas de matriz africana ainda fazem parte da realidade.

A advogada afirmou que o racismo estrutural continua dificultando o acesso de pessoas negras a espaços de maior representatividade e que a participação da população negra na história de Ijuí precisa ser reconhecida. Em relação à legislação, destacou que o racismo é crime no Brasil há muitos anos e lembrou que, em 2024, houve a equiparação da injúria racial ao crime de racismo. Para ela, a penalização mais rigorosa reflete um reconhecimento social do problema.

Denise explicou que a OAB tem buscado promover a conscientização e ampliar as oportunidades para profissionais negros. Entre as ações, citou o lançamento de um selo que reconhece escritórios de advocacia com advogados negros em atuação.

A dirigente também destacou a programação comemorativa organizada pela Casa Afro, que completa 40 anos em 2026. Neste ano, o Grupo de Dança Afro-brasileira Charme da Liberdade celebra 30 anos com um evento promovido pela Secretaria de Cultura do Estado e pelo projeto Mais Cultura e Arte. As atividades acontecem no Complexo Cultural da União das Etnias de Ijuí (UETI), com início às 16h, incluindo roda de conversa e espetáculo registrado para o DVD comemorativo “Charme 30 Anos”.

Segundo Denise, o grupo não se limita à dança, mas trabalha inclusão, participação comunitária e valorização da cultura afro-brasileira, convidando todos os envolvidos a contribuir com a preservação dessa história.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí
error: Conteúdo protegido!