Foto: Rádio Difusão Erechim e Nelsir Luterek/Roda de Cuia. O município de Erechim foi fortemente atingido por granizo na tarde de ontem. Pedras de gelo atingiram diversas residências e veículos, com danos e destelhamentos. Em alguns casos, o granizo tinha tamanho de ovos de galinha. Cerca de 30 mil imóveis foram afetados. Há relatos de feridos com cortes por estilhaços e telhas. O hospital Santa Terezinha também foi danificado e suspendeu cirurgias e atendimentos não urgentes.
Conforme a prefeitura, 76 pessoas ficaram feridas e receberam atendimento médico. Uma pessoa está internada na UTI, em estado estável. Outras 28 estão fora de casa (11 desalojados e 17 desabrigados). São mais de 17 mil pessoas afetadas (cerca de 4,7 mil famílias). 35 foram escolas afetadas (15 municipais e 20 estaduais).

Foto: Rádio Difusão Erechim e ouvinte Aldair Grzyibowski
A prefeitura de Erechim decretou situação de emergência no município. As aulas estão suspensas, hoje, em toda rede de ensino de Erechim. Também não há recolhimento de lixo. A Defesa Civil Estadual, por meio das equipes da 2ª Coordenadoria Regional, sediada em Passo Fundo, já está no município para apoiar na avaliação dos danos e auxílio aos atingidos. O Centro Logístico da Defesa Civil enviou caminhões com rolos de lona e telhas para apoiar a gestão municipal no atendimento da população afetada.
O governador, Eduardo Leite, disse, no final da tarde de ontem, que o Estado concede suporte de materiais e mantimentos para assistência aos moradores de Erechim. Ainda determinou que o Chefe da Casa Militar, Coronel. Boeira, responsável pela Defesa Civil, se desloque ao município para auxiliar no gerenciamento da crise. O município vizinho de Itatiba do Sul também registrou granizo ontem à tarde.
A região oeste de Santa Catarina também foi atingida por chuva de granizo. O fenômeno climático aconteceu, por exemplo, em Chapecó, Seara, Cunha Porã e União do Oeste.
