A 23ª Zona Eleitoral, com sede em Ijuí, divulgou por meio de edital, a convocação para a nova totalização dos votos da Eleição Municipal de 2024 no município de Ijuí. O procedimento ocorrerá no dia 02 de dezembro de 2025, às 15 horas, na sede da Zona Eleitoral, localizada na Rua Tiradentes, 668.
A determinação decorre da publicação, no Diário da Justiça Eletrônico, do Acórdão que manteve a sentença por uso indevido dos meios de comunicação, por parte do vereador Jorge Amaral, do Partido Progressistas.
A decisão judicial confirmou a cassação do diploma do vereador, declaração de inelegibilidade por 8 anos contados a partir da eleição, nulidade dos votos atribuídos ao candidato nas Eleições de 2024 e retotalização dos quocientes eleitoral e partidário, conforme previsto na legislação eleitoral.
Estão convocados a acompanhar o reprocessamento, a representante do Ministério Público Eleitoral, os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, fiscais dos partidos políticos e coligações e demais interessados.
O edital foi assinado pela Juíza Eleitoral da 23ª Zona, Simone Brum Pias, e preparado pela Chefe do Cartório Eleitoral, Sonia Heimann Reinke. A Justiça Eleitoral reforça que o procedimento tem caráter público e visa garantir transparência e segurança jurídica ao processo eleitoral no município.
Esta recontagem de votos dos vereadores se faz necessário para identificar qual suplente deverá assumir a cadeira do vereador Jorge Amaral, que teve o diploma cassado.