Neste sábado vai ocorrer a final do 14º Festival Nativista Canto de luz de Ijuí. O evento começou quinta-feira e acontece na Sogi – Sociedade Ginástica de Ijuí – com entrada gratuita. Quatro músicas classificadas na fase local e 12 da fase geral, durante as seletivas de quinta-feira e ontem à noite, disputam a finalíssima, neste sábado, a partir das 20 horas.
Pela ordem, serão apresentadas as seguintes músicas na final de hoje à noite: Valentes, O Laço e Eu, O Verdadeiro Milionário, Meu Cantar Abagualado, João e os Sonhos de Papelão, Meu Canto é de Luz, El Idioma de Los Gallos, Descompasso, Na Verdade, Pétalas da Alma, Diálogo de Tempo, Um Dia Fui para o Campo, Fronteiras, A Alma e a Pressa, De Quem Parte e De Quem Fica e, por último, a canção intitulada Será que Há Tempo Pro Tempo?. A final do Canto de Luz ainda vai contar com show do grupo Nuestro Canto.
A música que ficar em 1º lugar na fase local vai receber R$ dois mil reais e o Troféu Rio Ijuí; 2° lugar, mil reais e troféu Rio Potiribú; e 3° lugar, 800 reais e troféu Rio Conceição. Já da fase geral, a música campeã do festival ijuiense vai ser agraciada com seis mil reais e o troféu Canto de Luz; 2º lugar, quatro mil reais e troféu Colmeia do Trabalho; e 3° lugar, três mil reais, além do troféu Terra das Culturas Diversificadas. A RPI vai transmitir a final do Canto de Luz, hoje, a partir das 20 horas.
E hoje, com início as 14 horas, vai ocorrer a 10ª Lamparina da Canção, evento paralelo ao Canto de Luz. A Lamparina também vai ser realizada na Sogi, com entrada franca. Nesse evento participam crianças e adolescentes com músicas nativistas.