Busca rápidaX

MANCHETES

Ijuí recebe primeiros migrantes venezuelanos por meio da Operação Acolhida

8 de dezembro de 2025

O município de Ijuí deu início a uma nova etapa em sua política de acolhimento humanitário. Na última semana, chegaram à cidade os primeiros migrantes venezuelanos encaminhados pela Operação Acolhida, iniciativa do Governo Federal e Governo do Estado, que promove interiorização e proteção social para famílias em situação de vulnerabilidade oriundas de crise humanitária.

A recepção foi realizada pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Andréia Amorim dos Santos, pelo Secretário Adjunto Douglas Mombach e pela assistente social Fabíola Dutra, que acompanharam o primeiro atendimento e garantiram o encaminhamento para serviços essenciais, como moradia temporária, saúde, documentação, inclusão no Cadastro Único e inserção na rede de apoio local.

Segundo a secretária Andréia, “Ijuí abre as portas para acolher essas famílias com dignidade, cuidado e esperança. Nosso papel, enquanto gestão e sociedade é oferecer condições para que reconstruam suas vidas com segurança, autonomia e novas oportunidades. Estamos preparados para caminhar junto e construir essa integração com respeito e sensibilidade”, explicou.

O grupo é composto por famílias que serão acompanhadas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e por entidades parceiras, com foco na adaptação ao território, integração comunitária, aprendizado da língua portuguesa, acesso à educação, qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho.

A chegada dos primeiros venezuelanos representa o início de um processo ampliado de integração humanitária, reforçando o compromisso de Ijuí com a proteção social, a valorização da vida e a construção de oportunidades para quem recomeça.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura
error: Conteúdo protegido!