Busca rápidaX

MANCHETES

Criatec da Unijuí conquista Certificação Cerne 4, o mais alto nível nacional para incubadoras

17 de dezembro de 2025

Na manhã desta terça-feira, 16 de dezembro, a Criatec – Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí, recebeu a Certificação Cerne 4, o nível mais avançado do modelo de referência nacional para incubadoras de empresas. A certificação é concedida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, a Anprotec.

O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma plataforma que tem como objetivo promover a melhoria expressiva dos resultados dos ambientes de inovação, como incubadoras, pré-incubadoras, aceleradoras e hubs de inovação, em diferentes setores de atuação. Para isso, o Cerne foi estruturado como um modelo de maturidade que avalia a capacidade desses ambientes de gerar, de forma sistemática, empreendimentos inovadores de sucesso.

A certificação Cerne reconhece aspectos como a maturidade da gestão, a avaliação de impacto, a governança consolidada e a capacidade da incubadora de gerar resultados consistentes para os empreendimentos, a universidade e o ecossistema de inovação. O modelo é composto por quatro níveis crescentes de maturidade, sendo o nível 4 o que reconhece a consolidação do sistema de gestão da inovação.

“Mais do que um selo, o Cerne 4 representa um compromisso permanente com a excelência, a melhoria contínua e o desenvolvimento de negócios inovadores. Segundo dados da Anprotec, atualmente existem apenas 11 incubadoras certificadas nesse nível no Brasil. No Rio Grande do Sul, fazem parte desse grupo as incubadoras da UFRGS, PUC, Unisinos, Feevale e, agora, a Unijuí. A conquista foi comemorada na manhã de hoje durante a reunião do Comitê de Inovação”, destacou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini.

Para o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio, a certificação evidencia a consolidação de um ecossistema avançado de inovação em Ijuí. “Isso significa que temos, dentro da universidade, um espaço qualificado de inovação que fortalece nosso papel no desenvolvimento regional. Trata-se de um destaque para a Criatec, para a Unijuí, para Ijuí e para toda a região”, ressaltou.

A Criatec agradece à equipe, às empresas incubadas e graduadas, aos mentores, aos parceiros institucionais e à Unijuí, que acreditam e constroem conjuntamente esse caminho de inovação.

 

 

Fonte: Unijuí