A ovinocultura na região Noroeste e Missões ganha um novo reforço. Com sede em Ijuí, o recém-formado Núcleo de Ovinocultores Noroeste e Missões surge com o propósito de unir produtores, organizar a cadeia e fomentar a criação de ovelhas e carneiros, também com vistas a profissionalização e melhor rentabilidade do setor. A acadêmica de Medicina Veterinária da Unijuí e integrante do núcleo, Khauana Sauzer Teixeira, ressalta que a ideia central é juntar ovinocultores, criar uma direção, e fomentar a criação de ovelhas e carneiros. Em recente programa Progresso Rural da RPI, ela ressaltou que o núcleo tem como meta oferecer suporte prático aos agricultores. (Abaixo, sonora de Khauana)
Essa ajuda que o Núcleo de Ovinocultores Noroeste e Missões pretende dar aos associados inclui técnicas de manejo, com auxílio na melhoria da produtividade nas propriedades, muitas vezes com manejos simples e até sem custos. Outro foco é na comercialização, por exemplo, organização da parte de compra e venda dos animais, e o escoamento da carne. Khauana frisa que a união é vital e o núcleo busca unir produtores para vender juntos, a fim de obter melhor rentabilidade. O potencial da ovinocultura é destacado, também, para a agricultura familiar, pois áreas pequenas e com poucos animais podem resultar em bons ganhos financeiros para os agricultores. De acordo com Khauana Teixeira, existe aumento pela procura de carne de ovinos, tanto no Rio Grande do Sul, como em grandes centros do Brasil. (Abaixo, sonora de Khauana)
E a carne ovina ganha espaço na mesa dos brasileiros devido às suas qualidades nutricionais. A carne é rica em proteína, semelhante à carne bovina, o que a torna um item importante na dieta da população. A melhora no preço também incentiva os criadores. Atualmente, o valor do quilo do animal vivo está em cerca de R$ 12 a R$ 13. Já o quilo da carne de ovinos carneados pago ao produtor varia de 30 a 40 reais. Apesar do otimismo, um dos maiores gargalos da região foi apontado pela acadêmica: a necessidade de um abatedouro legalizado para ovinos no entorno de Ijuí. Isso é crucial para que os criadores encaminhem animais para o abate, o que atualmente não existe na região de Ijuí. Khauana Sauzer Teixeira frisa que a dificuldade reside na necessidade de garantir um volume de animais para abate toda semana para tornar a operação economicamente viável. (Abaixo, sonora de Khauana)
Contudo, o escoamento da produção da região tem sido feito por estabelecimentos de outros estados. Há abatedouros em outros locais do Rio Grande do Sul, ainda em Santa Catarina e Paraná. Inclusive, esses frigoríficos vizinhos buscam os animais na região do Noroeste e Missões, caso necessário. Quem quiser integrar o Núcleo de Ovinocultores Noroeste e Missões pode entrar em contato com a própria Khauana, pelo fone/whats 55-9-8117-0361. O instragam é nonm_ijui. Ou o interessado pode digitar Núcleo de Ovinocultura Noroeste Missões na barra de pesquisa do instagram. A jovem Khauana Sauzer Teixeira atua na propriedade da família em Eugênio de Castro, e é da quarta geração familiar em produção de ovinos.