Busca rápidaX

Operação Terra Forte, em Ijuí, será desenvolvido por etapas com três grupos

21 de dezembro de 2025

Para melhor desenvolvimento do programa estadual Operação Terra Forte, em Ijuí, o trabalho vai ser feito por etapas, a partir da divisão de três grupos que aconteceu durante reunião, na última quinta-feira, com os 69 beneficiados. Segundo o agrônomo da Emater, Edewin Bernich, cada grupo tem 23 famílias. (Abaixo, sonora de Edewin)

O programa Operação Terra Forte é uma iniciativa do governo gaúcho que visa recuperação de solo, geração de renda, dentre outros aspectos. Cada família beneficiada ganha 30 mil reais para investir no que for especificado em projeto da Emater. No momento, foram definidas 12 famílias em todo Rio Grande do Sul, uma de cada área pertencente aos escritórios regionais da Emater, para realizar espécie de projeto piloto. Do escritório regional, com sede em Ijuí, participa a família de Lauro Dudar, com propriedade na Linha 2 Norte, interior de Ijuí. A propriedade atua na produção de leite. Hoje, as 6 horas e 30 minutos, Lauro Dudar e a esposa, Liniane Keller, concederam entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Conforme Lauro Dudar, já houve análise de solo e agora vai ocorrer compra dos insumos para as correções indicadas. Dudar, frisa que o dinheiro também servirá para implantação de outras iniciativas. (Abaixom sonora de Lauro Dudar)

E nesta segunda-feira,  governador Eduardo Leite vai entregar 121 veículos para a assistência técnica e extensão rural, por meio do Programa Operação Terra Forte. Em seguida, serão concedidas as primeiras unidades do Cartão Cidadão a agricultores familiares selecionados no programa.

Fonte: RPI. Fotos: Encontro do Operação Terra Forte, quinta-feira, 18, em Ijuí