Busca rápidaX

Governo libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

23 de dezembro de 2025

O governo federal publicou, nesta terça-feira (23), uma Medida Provisória (MP) que libera o saque do saldo retido do FGTS para trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário e foram demitidos entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025. A medida deve beneficiar 14,1 milhões de pessoas, injetando R$ 7,8 bilhões na economia.

O pagamento será realizado em duas parcelas: a primeira, de até R$ 1.800, será creditada até o dia 30 de dezembro; a segunda, com o valor restante, será paga até 12 de fevereiro de 2026. Trabalhadores com valores comprometidos em empréstimos bancários (antecipação do saque-aniversário) poderão sacar apenas o saldo que estiver livre.

A consulta do saldo pode ser feita pelo aplicativo do FGTS. Cerca de 87% dos beneficiários receberão o dinheiro automaticamente na conta cadastrada, enquanto os demais poderão realizar o saque em caixas eletrônicos, lotéricas ou pontos Caixa Aqui. Segundo o ministro Luiz Marinho, a ação visa corrigir uma distorção da lei que impedia o acesso ao fundo em caso de demissão sem justa causa.

Fonte: RPI/ Governo Federal