Busca rápidaX

Alto acumulado de chuva causa danos em municípios da região de Ijuí

24 de dezembro de 2025
Bastante chuva na manhã desta quarta-feira, 24, em Ijuí

Ijuí e região acumulam grande quantitativo de chuva desde domingo. Segundo ouvintes da RPI, são cerca de 130 milímetros em Bozano, mais de 150 em Linha Mambuca, Condor; cerca de 200 na Linha 8, interior de Coronel Barros; ainda 200 milímetros no perímetro urbano de Augusto Pestana. Em Ijuí, no perímetro urbano, passa de 140 milímetros.

Em alguns locais do Rio Grande do Sul, o excesso de chuva, além de vento, resultou em prejuízos. Pelos menos 19 municípios reportaram danos para a Defesa Civil gaúcha. Cândido Godoy informou alagamento de pontilhões e pontes, com interdição de estradas vicinais; Erval Seco e Lajeado do Bugre tiveram alagamento de ruas, estradas e pontilhões; e Frederico Westphalen, ontem, alagamento de ruas, com veículos parcialmente submersos. Além disso, 18 residências e sete estabelecimentos comerciais ficaram alagados em Frederico Westphalen. Foi necessário o rompimento de um muro residencial para liberar água represada.

Em Roque Gonzales, a forte chuva provocou danos significativos em estradas vicinais, queda de barreiras, ainda pontes e pontilhões submersos. No município de Senador Salgado Filho, também região das Missões, alagamentos pontuais em estradas do interior. Um veículo saiu da pista e caiu em um rio, sem registro de feridos.

Já em Santa Rosa, a prefeitura retirou, preventivamente, três famílias das casas, localizadas em área de risco. Esses moradores foram encaminhados para abrigo no Ginásio João Batista Moroni. Santa Rosa tem 14 pessoas desabrigadas e uma família desalojada. Quem também constata problemas pelas chuvas é Santo Cristo. Houve entrada de água em algumas residências, queda de muros e danos significativos em estradas e pontes do interior. Em Ijuí, na cidade, até o final de hoje não havia registro de problemas em decorrência da chuva.

No interior de Ijuí, o secretário de Desenvolvimento Rural, Émerson Pereira, informou que há algumas sarjetas e bueiros entupidos. Ainda frisou que foram detectados sete pontos de emergência, que precisam de ações urgentes em vias rurais. 

 E o Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual confirmou que o município de Farroupilha, na Serra Gaúcha, foi atingido, ontem, por um tornado. O fenômeno ocorreu na comunidade de Vila Rica, área rural. O vento superou 100 km/h. Uma escola e aproximadamente 15 casas sofreram danos.

Fonte: RPI