A Secretaria Municipal de Educação de Ijuí divulgou uma retrospectiva das principais ações realizadas em 2025. Segundo dados fornecidos nesta segunda-feira (29), o ano iniciou com a recondução dos secretários para a gestão 2025–2028, com o retorno de Cláudio de Souza à pasta. Janeiro também foi marcado pelo sucesso da Escola de Férias, realizada na Escola Municipal Infantil Maria Barriquello, integrante do Programa Habitar das Infâncias, com atendimento a crianças de zero a três anos matriculadas na rede pública municipal.
Em fevereiro, ocorreu a abertura oficial do ano letivo de 2025 para equipes diretivas e profissionais da educação, reunindo mais de 1100 servidores. Na sequência, mais de 8.200 estudantes retornaram às salas de aula. Em março o destaque foi para o reconhecimento à Rede Municipal com a Escola Municipal em Tempo Integral Eugênio Ernesto Storch entre as 200 escolas gaúchas premiadas pelo Prêmio Alfabetiza Tchê. No mesmo período, foi anunciado que a Escola Municipal Fundamental Deolinda Barufaldi passaria a integrar o modelo cívico-militar.
Durante o mês de abril, a SMEd promoveu diversas formações continuadas para os servidores da educação. Estudantes da rede se destacaram na Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia. A educação e o esporte também caminharam juntos com a abertura das Olimpíadas Escolares de Ijuí e dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul, além do início do projeto Kettlebell na Escola. Maio foi marcado pela continuidade das formações e pela realização da Semana Municipal do Brincar, com programação voltada à valorização do brincar no desenvolvimento infantil. Outro marco foi a oficialização do Pacto pela Alfabetização da Rede Municipal, reforçando o compromisso de alfabetizar todos os estudantes até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.
Em junho, as escolas municipais desenvolveram ações alusivas ao Mês do Meio Ambiente. No mesmo período, a SMEd firmou parceria com o Instituto Manager para a implantação do projeto Escola de Negócios, integrando o Programa Jovem Empreendedor. A Secretaria também realizou a 2ª Semana Municipal do Conviver, em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, e oficializou a implantação do programa cívico-militar na EMF Deolinda Barufaldi. Julho manteve a agenda de formações continuadas e foi marcado pela entrega de premiação a 24 estudantes do Ensino Fundamental I que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia. O mês também teve o lançamento do Programa Escola de Pais, voltado à formação e ao diálogo com famílias.
O retorno do recesso escolar, em agosto, iniciou com o Dia D da Educação Municipal, mobilizando escolas e Secretaria. O período foi marcado por investimentos estruturais, como a aquisição de terreno para ampliação da Escola Municipal Infantil Solange Ana Copetti e a entrega do novo espaço do Centro de Distribuição de Alimentação Escolar. Estudantes da Rede Municipal também foram premiados no 18º Concurso de Redação promovido pelo Jornal da Manhã e Rotary Club de Ijuí.
Setembro contou com a abertura da Semana da Pátria e a realização do desfile cívico-militar com o tema “Pátria saudável, povo forte”. A SMEd promoveu a 4ª edição do Seminário Municipal de Educação Infantil e anunciou que a Escola Municipal Infantil Independência passará a funcionar em tempo integral a partir de 2026. O Programa Escola de Pais teve início no Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil Cívico-Militar. Ao final do mês, Ijuí alcançou o primeiro lugar no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul entre municípios com mais de 75 mil habitantes.
Em outubro, a educação municipal realizou simulados e a aplicação da avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. A SMEd integrou a programação da Expofest Ijuí com mostras, premiações e atividades culturais. O projeto Sabor e Saber foi reconhecido como o terceiro melhor do Estado pelo Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal da Famurs. O mês encerrou com muita emoção na 4ª edição do Prêmio Professor Destaque da Rede.
Novembro teve participação ativa da educação municipal na 32ª Feira do Livro de Ijuí e na 35ª Feira do Livro Infantil do Sesc, além da realização do Concurso Arte Estudantil e do Canto Estudantil. Também foram aplicadas as provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul – SAERS e iniciaram as inscrições online para novos alunos da Educação Infantil e Pré-escola. Estudantes da EMF Soares de Barros conquistaram o primeiro lugar estadual nas Olimpíadas do Programa Jovem Empreendedor, e a comunidade escolar aprovou a implantação do programa cívico-militar na instituição.
Em dezembro, a SMEd promoveu reunião com as diretoras das escolas municipais para alinhamento do calendário letivo de 2026 e orientações pedagógicas e administrativas. Iniciaram as inscrições online para novos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, ocorreu a formatura da primeira turma do Programa Jovem Empreendedor e foram realizados encontros de planejamento das formações para o próximo ano. O mês também foi marcado pela conquista de medalhas por estudantes da Rede Municipal na 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
A educação municipal de Ijuí encerra 2025 com indicadores que reforçam seu desempenho no cenário estadual e nacional. O município ocupa a 2ª posição em qualidade da educação no Rio Grande do Sul e o 1º lugar no IDEB dos Anos Iniciais, além de figurar como o 2º município mais competitivo do Estado e o 26º do país.