Dos 121 automóveis entregues semana passada pelo governo gaúcho para a Emater, visto o programa Operação Terra Forte, 16 foram direcionados para o escritório regional da Emater, com sede em Ijuí. Segundo o gerente regional da Emater, Fábio Pasqualoto, um desse carros, um Fiat Fastback, fica para o próprio escritório regional.
Os outros 15 veículos, todos eles Fiat Argo, são para escritórios municipais da Emater. O escritório local da Emater, em Ijuí, ganhou um desses carros. Também receberam Fiat Argo os escritórios de Ajuricaba, Boa Vista do Incra, Bom Progresso, Catuípe, Chiapetta, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Humaitá, Miraguaí, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Três Passos e Vista Gaúcha.
Fábio Pasqualoto ressalta que para o próximo mês e março estão previstos novos repasses de veículos para a Emater, o que deverá beneficiar demais escritórios da regional da Emater de Ijuí, cuja área é de 44 municípios. Além de ajudar no atendimento de famílias beneficiadas pelo Operação Terra Forte, os automóveis também poderão ser utilizados para demais ações da Emater junto a agricultores.
Por outro lado, no momento o Estado realiza licitação para comprar os tratores que vão ser usados em atividades do Terra Forte. A tendência é que essas máquinas sejam entregues para os municípios até março de 2026. Cada município ganhará um trator de 150 cavalos de potência a fim de apoiar os beneficiários do programa em diferentes atividades que constarem nos projetos elaborados pela Emater.
O Operação Terra Forte visa promover a recuperação de solo, melhoria de renda em propriedades rurais, dentre outras ações. No escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, são 1.201 famílias integrantes do programa, com 69 famílias em Ijuí. Também na semana que passou, o Executivo gaúcho entregou cartão cidadão para os primeiros beneficiados do mencionado programa. Inicialmente, o Terra Forte é realizado em uma família de cada um dos escrtórios regionais da Emater, como forma experimental. No escritório, com sede em Ijuí, o projeto acontece na família de Lauro Dudar, interior de Ijuí.