Busca rápidaX

MANCHETES

Família da área leiteira de Ijuí participa de projeto piloto na região no programa Operação Terra Forte

29 de dezembro de 2025

Como forma de trabalho experimental, 12 famílias de agricultores familiares do Rio Grande do Sul foram selecionadas, inicialmente, para começo do programa estadual Operação Terra Forte. Tratase de uma família de cada área de abrangência dos escritórios regionais da Emater.

Do escritório regional, com sede em Ijuí, participa a família de Lauro Dudar, com propriedade na Linha 2 Norte, interior de Ijuí. O produtor atua na produção de leite. Conforme Lauro Dudar, já houve análise de solo e agora vai ocorrer compra dos insumos para as correções indicadas, ou seja, calcário e cloreto. Cada família do Terra Forte receberá 30 mil reais para investir no que for indicado no projeto elaborado pela Emater. Dudar, frisa que o dinheiro também servirá para implantação de outras iniciativas. (Abaixo, áudio de Dudar)

Todos esses projetos ocorrem, pois o Operação Terra Forte tem o viés econômico e social. Lauro Dudar observa que foi detectado solo bastante compactado, visto pisoteio dos bovinos em razão da atividade leiteira, ou seja, situação que também precisa ser melhorada. O casal tem propriedade de 14,8 hectares e a família atua apenas na área leiteira, com produção de aproximadamente 20 mil litros de leite por mês. No momento, são 45 animais, com 26 em lactação. Também existe área para pastagem e milho, esse último, a fim de produzir silagem para alimentar o gado. Liniane Keller, esposa de Lauro, comenta que atua juntamente com o marido, inclusive em tomadas de decisões. (Abaixo, sonora e Liniane)

Novos investimentos também são realizados por Lauro e Liniane, na propriedade no interior de Ijuí, até para os bovinos de leite terem mais conforto. (Abaixo, sonora de Lauro)

Além de participar do programa estadual Operação Terra Forte, recentemente na propriedade ocorreu plantio de eucalipto numa área de 1 hectare e meio e, juntamente, implantação de grama tifton pelo sistema silvipastoril, técnica que integra árvores, pastagens e gado. Nesse caso do silvipastoril, o projeto é em conjunto com a prefeitura de Ijuí.

Por outro lado, Lauro Dudar e Liniane Keller frisam que no momento existe grande preocupação com a redução no preço do leite pago pelas empresas. De janeiro desse ano para cá, a família registra diminuição de 1 real e 10 centavos por litro. No momento, recebem cerca de 2 reais por litro, até abaixo do custo de produção. Para gerenciar essa situação, os mencionados agricultores reduzem custos, por exemplo, com alimentação, sais minerais e outros, o que poderá repercutir em menos produção de leite. 

Fonte: RPI