10Nesta sexta-feira, 02, começa mais uma etapa de pagamento do IPVA 2026 no Rio Grande do Sul. Ate quarta-feira, 31, a quitação antecipada concedia desconto máximo de 25,69% para os proprietários de veículos. Nesse mês de janeiro, o máximo de desconto é de 22,40%, pois passa a vigorar a atualização da UPF.
Por antecipação, quem quitar o IPVA até 30 de janeiro recebe desconto de 3%. Além disso, tem descontos pelos programas Bom Motorista e Bom Cidadão. O Bom Motorista estabelece desconto de até 15%, dependendo quanto tempo o motorista não tem multa. Já o Bom Cidadão tem desconto de até 5%, caso o proprietário de veículos esteja cadastrado no Nota Fiscal Gaúcha e tenham incluído CPF nas compras ao longo do ano passado.
Em Ijuí, há mais de 36 mil e 500 veículos que pagam IPVA. Para este ano, a perspectiva é de arrecadação de aproximadamente 61 milhões de reais com o imposto na Colmeia do Trabalho. Nos cinco primeiros dias de pagamento antecipado do IPVA em Ijuí, ou seja, de 16 a 21 de dezembro, a arrecadação ficou em 4 milhões, 908 mil reais, o que representa 8% dos veículos.
Confira demais informações:
Até 31 de janeiro o desconto é 3%; até 27 de fevereiro, 2%; e até 31 de março, 1%, visto antecipação, além da redução por Bom Motorista e Bom Cidadão. Também existe alternativa de pagar o IPVA 2026 no Rio Grande do Sul de forma parcelada, em seis vezes, da mesma forma, com descontos.
Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF. Quem pagar no vencimento por placas, em 30 de abril, não tem descontos de antecipação, apenas do Bom Motorista e Bom Cidadão.
Além dos descontos pela antecipação, os proprietários também podem obter os benefícios de Bom Motorista e Bom Cidadão. Caso tenham direito a todos os benefícios, os contribuintes acumularão descontos máximos de 22,40% (janeiro), 21,60% (fevereiro) e 20,80% (março).

10171929-desconto-todos-os-meses.png – Foto: Kelin Ströher/Ascom Sefaz
Desconto do Bom Motorista
Os descontos para bons motoristas estão mantidos como nos anos anteriores e variam em três faixas conforme o período sem infrações cometidas no trânsito
Em 2026, 920 mil veículos terão direito ao desconto máximo do Bom Motorista, somando R$ 235 milhões em benefícios.
Desconto do Bom Cidadão (NFG)
Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de notas com CPF na hora da compra:
O Bom Cidadão bate recorde: 908 mil veículos contemplados, totalizando R$ 93 milhões em deduções. Ao todo, 39% da frota tributável terá direito ao benefício.

Foto: Robson Nunes/Ascom Sefaz
IPVA 2026 pode ser parcelado em 6 vezes
O parcelamento em seis vezes, implementado em 2022, somado aos descontos de antecipação, auxilia o contribuinte a planejar o pagamento do tributo de forma mais alongada, quitando o IPVA de janeiro até junho.
O parcelamento não tem juros, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão, com o pagamento da primeira parcela, até 30 de janeiro de 2026. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 3%, 2% e 1%, respectivamente, além dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.
Para fazer o parcelamento, é obrigatório que o pagamento inicie em janeiro. Por exemplo, se o proprietário resolver parcelar em fevereiro, não será mais possível, devendo quitá-lo em parcela única. Por isso, é imprescindível que o pagamento da primeira parcela ocorra ainda dentro do mês de janeiro.
Os contribuintes que optarem pelo parcelamento do tributo pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para o pagamento.
Confira aqui todas as informações sobre o IPVA 2026.
Para acompanhar o número de veículos tributáveis, a estimativa e a arrecadação por município clique aqui.
Calendário de pagamento único vai até abril
Quem não optar pela antecipação ou pelo parcelamento deverá pagar seu IPVA até a data de vencimento da placa, que se encerra em abril. Em 2026, todos os contribuintes podem quitar seu IPVA até 30 de abril.

Foto: Kelin Ströher/Ascom Sefaz
Como pagar
O proprietário deverá apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou gerar QR Code pelo site ipva.rs.gov.br ou pelo aplicativo IPVA RS. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Onde pagar
Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção por Pix também está disponível em mais de 760 instituições. O contribuinte deve observar os horários limites de funcionamento da instituição financeira escolhida, em seus diversos canais de atendimento, para não perder prazos de pagamento.
Fique atento
Para consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code é necessário acessar o site, usando a autenticação pelo login gov.br (nível prata ou ouro). O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA. Antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário:
Mais informações no site da Receita Estadual.
SAIBA MAIS
Quem paga IPVA? Todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2007, exceto os isentos em lei.
Como pagar? Para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o código Renavam e a placa do veículo nos bancos credenciados ou gerar o QR Code pelo site ipva.rs.gov.br ou pelo aplicativo IPVA RS. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.
Onde consultar o valor do IPVA e gerar o QR Code? No aplicativo IPVA RS, disponível na App Store e Google Play, ou no site:
https://www.sefaz.rs.gov.br/apps/ipva.
Fique atento a golpes: antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário.
Onde pagar? Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. Opção de Pix disponível em mais de 760 instituições. O contribuinte deve observar os horários limites de funcionamento da instituição financeira escolhida, em seus diversos canais de atendimento, para não perder prazos de pagamento.
Alíquotas do IPVA no RS:
Frota do Estado:
Número total de veículos em 2025: 7.989.721 veículos
Frota tributável: 51,9%
Frota isenta: 48,1%