Busca rápidaX

MANCHETES

HCI fecha 2025 com resultado positivo e amplia investimentos em tecnologia e estrutura para 2026

2 de janeiro de 2026

O Hospital de Clínicas de Ijuí, HCI, encerrou o ano de 2025 com resultados positivos e um avanço expressivo em tecnologia, estrutura e capacidade de atendimento. A avaliação foi feita pelo presidente da instituição, Douglas Prestes Uggeri, em entrevista à Rádio Progresso, na qual destacou que o período foi marcado por crescimento contínuo e consolidação do hospital como referência regional e estadual em diversas especialidades.

Segundo ele, o HCI vem se desenvolvendo fortemente na área tecnológica, ampliando e qualificando os atendimentos em diferentes setores. Um dos principais destaques é a oncologia, área na qual o hospital se consolida como referência, abrigando o único Centro de Alta Complexidade do interior do Rio Grande do Sul.

Para 2026, os investimentos seguem em ritmo acelerado. O presidente anunciou a ampliação do parque tecnológico, com a chegada de novos equipamentos de última geração. Entre eles, um super tomógrafo e um novo angiógrafo, que já está em funcionamento. Os dois aparelhos permitem a realização de procedimentos avançados, como cateterismos cardíacos e intervenções na área de cirurgia vascular. Uggeri também ressaltou que a ressonância magnética do HCI está entre as mais modernas do Estado.

Outro avanço importante é a implantação do acelerador linear, considerado o mais moderno do Brasil, que em breve estará disponível para tratamentos oncológicos de padrão internacional em Ijuí. De acordo com o presidente, essa conquista foi possível graças ao apoio do governo federal e estadual, além da articulação do deputado federal Elvino Bohn Gass.

Uggeri também adiantou que há expectativa para o anúncio oficial do Centro Avançado de Atendimento para Crianças e Adolescentes, projeto que conta com apoio do deputado federal Paulo Pimenta. O novo espaço incluirá uma UTI pediátrica e diversas especialidades da pediatria, oferecendo atendimento completo e tornando o HCI o hospital mais preparado do interior do Estado para o cuidado infantil.

Na área estrutural, o presidente agradeceu ao governo do Estado pela ampliação do bloco cirúrgico, que passará de seis para nove salas cirúrgicas. Além disso, será criada uma nova UTI adulta, ampliando o número de leitos de 20 para 30. Os 20 leitos já existentes passaram por completa reforma.

Também estão previstas a ampliação de três salas com a criação de um centro obstétrico, com apoio do deputado federal Dionilson Marcon, e a expansão da sala de recuperação, que passará de nove para 20 leitos. A área de hemodinâmica seguirá o mesmo caminho, aumentando sua capacidade de nove para 20 leitos, o que praticamente dobra a capacidade operacional do hospital.

Ao final, Douglas Uggeri agradeceu aos mais de 1.100 colaboradores, aos 230 médicos do corpo clínico, aos residentes médicos e não médicos, além da comunidade em geral, que sempre apoia a instituição. Destacou ainda que o HCI fechou 2025 com resultado financeiro positivo e em constante crescimento.

O presidente também reconheceu o apoio dos prefeitos da região, que seguem investindo no hospital, possibilitando melhorias como a revitalização da clínica médica, da fachada e da área SUS da cirurgia geral, cujos atendimentos devem iniciar em breve com apoio de diversos municípios.

Fonte: Rádio Progresso