Busca rápidaX

MANCHETES

Aper trabalha para maior inclusão de agricultores gaúchos em discussão sobre endividamento rural

24 de janeiro de 2026

A Aper – Associação dos Produtores e Empresários Rurais do Rio Grande do Sul – intensifica, nesse início de ano, as discussões sobre o endividamento agrícola. Na última terça-feira, houve reunião em Júlio de Castilhos. O presidente da entidade, Arlei Romeiro, disse para a RPI que o objetivo foi dar mais voz aos agricultores. (Abaixo, áudio de Arlei)

Segunda-feira, 26, vai ser entregue aos parlamentares estaduais e federais gaúchos, em Porto Alegre, uma pauta atualizada das reivindicações, com objetivo de que os políticos tenham melhor direcionamento na defesa dos temas agrícolas.

Para o presidente da Aper, no geral os pedidos são os mesmos já debatidos, principalmente em 2025, ou seja, renegociação de débitos rurais com mais prazo para pagar e segurança jurídica. Arlei Romeiro frisa que para solução mais ampla é necessário aprovação de projeto apresentado no Senado, pelo senador gaúcho, Luis Carlos Heinze, do PP, referente à securitização, com período de 20 anos para quitar as dívidas dos agricultores, três anos de carências, e juros de 1 a 3%, dependendo o enquadramento do produtor.

A matéria já foi aprovada na comissão de agricultura do Senado e está parada na comissão de assuntos econômicos. A medida beneficia todo o Brasil. O presidente da Aper observa que o Rio Grande do Sul é o Estado mais impactado, pois nos últimos cinco anos, foram quatro de estiagens e um com enchente, o que resultou em muita perda na agricultura.

O tema vai ser ampliado neste domingo, as 6 horas e 30 minutos, durante entrevista de Arlei Romeiro no programa Progresso Rural da RPI. O presidente da Aper ainda vai destacar o alto percentual cobrado dos agricultores pelos royalties de sementes, por exemplo, da soja. Conforme Arlei Romeiro, a definição do valor dos royalties deveria partir do governo federal e não das empresas detentoras das tecnologias. Novas mobilizações de produtores gaúchos em razão do endividamento deverão acontecer em breve, inclusive na Expodireto Cotrijal, em março, em Não Me Toque. O Progresso Rural vai ao ar amanhã pela manhã na RPI.

Fonte: RPI. Fotos: Reunião da Aper em Júlio de Castlihos