Busca rápidaX

MANCHETES

Prefeitura de Ijuí e municípios da região encaminham definições do IPTU

24 de janeiro de 2026
Foto: Acervo/RPI

O Executivo de Ijuí realiza encaminhamentos para geração do cálculo do valor do IPTU desse ano. Após, haverá impressão dos carnês. O responsável pelo setor de Cadastros e Tributos da prefeitura, Airton de Moura, acredita que os Correios comecem a entrega dos carnês nos imóveis entre 10 e 15 de fevereiro.

Conforme projeto aprovado na sessão da última segunda-feira pela Câmara de Vereadores, o pagamento da cota única do IPTU ijuiense, com desconto, foi prorrogado até 25 de abril. Dessa forma, não termina mais em 15 de março. Também em 25 de abril vai vencer o prazo para quitar a primeira parcela, para quem decidir pagar o tributo por etapas, o que pode ser feita em nove vezes, mas sem desconto. O IPTU de 2026, em Ijuí, vai ter reajuste de 4,59%, conforme variação de índices inflacionários de 2025 do país.

E na região, prefeituras, da mesma forma, organizam o IPTU. Em Ajuricaba, os carnês do IPTU desse ano estão em fase de confecção. Haverá desconto de 10% para pagamento à vista, até 15 de maio. O tributo ajuricabense também poderá ser quitado em seis vezes, de maio a outubro.

No município de Pejuçara a prefeitura vai repassar os carnês do IPTU em abril, com início do pagamento em maio. No caso de Cruz Alta, os contribuintes sem dívida com o município e que realizarem o pagamento do IPTU 2026 em cota única até o dia 20 de fevereiro, recebem desconto de 15%. Para os demais, o desconto é de 10%. Também há opção de quitação com desconto em março. O parcelamento pode ser feito em nove vezes, com vencimento da primeira parcela em 22 de abril.

Fonte: RPI