Após divulgar nota oficial apontando que Ajuricaba está em situação de alto risco em relação ao Índice de Infestação Predial, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou o alerta à população. Em entrevista à Rádio Progresso, a secretária de Saúde, Luana Torquetti, destacou a gravidade do cenário e pediu o engajamento da comunidade no combate ao mosquito transmissor da dengue.
De acordo com os dados mais recentes, o índice de infestação predial no município atingiu 11,5. Para fins de comparação, órgãos de saúde consideram alarmantes índices acima de 4. Das 59 coletas realizadas pelas equipes de vigilância, 52 apresentaram presença do Aedes aegypti, o que evidencia a ampla circulação do mosquito.
Outro ponto que chama atenção é o tipo de local onde os focos foram encontrados. A maior parte estava em depósitos móveis, como vasos e pratinhos de flores, bebedouros de animais e recipientes utilizados para armazenar água da chuva. Também foram identificados focos em caixas d’água, lonas, pneus e lixo descartado de forma irregular.
Durante a entrevista, a secretária lembrou que Ajuricaba já enfrentou surtos de dengue em anos anteriores e que as consequências foram significativas. Segundo ela, a situação atual exige atenção redobrada e mudança de comportamento por parte da população.
Diante do cenário, Luana Torquetti reforçou que a fiscalização será intensificada. Moradores que não adotarem os cuidados básicos para eliminar possíveis criadouros do mosquito poderão ser notificados e, em casos de reincidência, multados.