Busca rápidaX

MANCHETES

Girassol cultivado em Ijuí ganha mercado no país

4 de fevereiro de 2026
Ontem, 03, um caminhão carregado de girassol partiu da propriedade de Valdir Zardin para São Paulo

O girassol confeiteiro cultivado numa propriedade de Ijuí está ganhando mercado no Brasil. O agricultor, Valdir Zardin, na safra 2025/2026, plantou 130 hectares no distrito de Mauá e colheu média de 34 sacas por hectare. Ele considera bom rendimento, até pelo fato de que durante a emergência as plantas sofreram ataque de pombas e jacus, que consumiram percentual do girassol.

Mesmo um pouco rala, a planta teve bom desenvolvimento. Valdir Zardin disse que ontem uma carreta carregada com girassol foi levada para São Paulo. Ele também comercializa o produto, por exemplo, com compradores de Fortaleza, capital do Ceará, e Londrina, no Paraná. Esse tipo de girassol serve para alimentação humana. Zardin frisa que recebe entre 3 reais e 60 centavos e 3 e 80 por quilo.

Valdir Zardin observa que pelo mencionado preço por quilo, num hectare de girassol é possível obter valor bruto de 7.790 reais. Se comparar com o trigo, que atualmente tem cotação média de 55 reais a saca na região de Ijuí, seria necessário colher 141 sacas de trigo por hectare para conseguir o mesmo montante de dinheiro resultante de um hectare de girassol.

O agricultor comenta que o preço do girassol pago ao produtor não caiu como o trigo. Zardin frisa que o quilo do girassol era 4,20 reais e, agora, entre 3 e 60 e 3 e 80. Já o trigo, de 95 reais a saca, reduziu para 55 reais. Ele acredita que a cotação do girassol se manteve por ter produção limitada.

Fonte: RPI
error: Conteúdo protegido!