A secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul amplia a vacinação contra a dengue. A partir deste mês, a imunização vai ser estendida para todos municípios do Estado e destinada às crianças e adolescentes de dez anos a 14 anos. Esse público precisa receber duas doses do imunizante com intervalo de três meses entre elas. Além disso, o responsável pela 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, Marco Atkinson, frisa que a vacina contra a dengue também passa a abranger pessoas que atuam no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, ou seja, agentes epidemiológicos e outros.
Nesse ano, até o momento, o Rio Grande do Sul registra 77 casos de dengue e nenhum óbito. Em Ijuí, são dois casos confirmados e 26 em investigação. A responsável pela Vigilância Epidemiológica da prefeitura, Elizangela Lucchese, explica que em contraponto com o baixo número de casos, há alto índice de larvas do mosquito Aedes aegypti, o que preocupa.
Elizangela Lucchese também ressalta que neste mês devem ocorrer novos mutirões de limpeza na cidade de Ijuí, a fim de eliminar recipientes e produtos que podem acumular água, locais em que se prolifera o Aedes aegypti. No mês passado, houve mutirões com recolhimento de grande quantidade de materiais.
Na próxima semana, vai ser feito novo levantamento sobre o índice de infestação do Aedes aegypti em Ijuí.