Busca rápidaX

MANCHETES

Entre-Ijuís realiza reunião emergencial para avaliar prejuízos pela estiagem

12 de fevereiro de 2026

Na tarde de ontem, 10, foi realizada uma reunião emergencial para avaliar os prejuízos provocados pela estiagem no município de Entre-Ijuís. Dados e informações preliminares, já levantados por entidades ligadas aos setores primário, econômico e social do município, apontam prejuízos irreversíveis registrados ao longo do período de estiagem.
O prefeito em exercício, Ico Kusler, destacou a importância do encontro, lembrando que, ainda no ano passado, foram realizadas ações preventivas, como a abertura de dezenas de bebedouros e açudes, visando minimizar os impactos da falta de chuvas.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Entre-Ijuís, Cristiane Goergen, ressaltou as necessidades iniciais do setor. Segundo ela, dezenas de produtores relataram perdas entre 50% e 70%. A reunião teve como objetivo viabilizar ações urgentes para mitigar os impactos da estiagem, especialmente na área rural, onde os produtores enfrentam dificuldades para manter a produção agrícola e a criação de animais.
“Seguimos monitorando a situação climática e trabalhando para que os reflexos da estiagem sejam minimizados da melhor forma possível. Os produtores que necessitarem de apoio podem procurar a Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio para orientações e solicitações”, afirmou Ico Kusler.
Estiveram presentes na reunião o prefeito em exercício Ico Kusler; o Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Wagner Klant; a Secretária Geral e de Administração, Vitória Damião; a Secretária de Assistência Social, Jhessica Muller da Silveira; o Diretor da Defesa Civil Municipal, Anderson Maciel; Sandra Camera, da Emater/RS-Ascar e a Engenheira Civil Luciana Mallmann.

Fonte: RPI e prefeitura
error: Conteúdo protegido!