Entre-Ijuís realiza reunião emergencial para avaliar prejuízos pela estiagem
12/02/2026 l 12:02
Jonas Vieira
12/02/2026 l 11:55
Na tarde de ontem, 10, foi realizada uma reunião emergencial para avaliar os prejuízos provocados pela estiagem no município de Entre-Ijuís. Dados e informações preliminares, já levantados por entidades ligadas aos setores primário, econômico e social do município, apontam prejuízos irreversíveis registrados ao longo do período de estiagem.
O prefeito em exercício, Ico Kusler, destacou a importância do encontro, lembrando que, ainda no ano passado, foram realizadas ações preventivas, como a abertura de dezenas de bebedouros e açudes, visando minimizar os impactos da falta de chuvas.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Entre-Ijuís, Cristiane Goergen, ressaltou as necessidades iniciais do setor. Segundo ela, dezenas de produtores relataram perdas entre 50% e 70%. A reunião teve como objetivo viabilizar ações urgentes para mitigar os impactos da estiagem, especialmente na área rural, onde os produtores enfrentam dificuldades para manter a produção agrícola e a criação de animais.
“Seguimos monitorando a situação climática e trabalhando para que os reflexos da estiagem sejam minimizados da melhor forma possível. Os produtores que necessitarem de apoio podem procurar a Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio para orientações e solicitações”, afirmou Ico Kusler.
Estiveram presentes na reunião o prefeito em exercício Ico Kusler; o Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Wagner Klant; a Secretária Geral e de Administração, Vitória Damião; a Secretária de Assistência Social, Jhessica Muller da Silveira; o Diretor da Defesa Civil Municipal, Anderson Maciel; Sandra Camera, da Emater/RS-Ascar e a Engenheira Civil Luciana Mallmann.
Fonte: RPI e prefeitura