Busca rápidaX

MANCHETES

Grupo Camera investe em Refinaria de Glicerina com Alta Pureza em Ijuí

13 de fevereiro de 2026

O Grupo Camera colocou em operação um novo empreendimento industrial em Ijuí, reforçando e qualificando a estrutura produtiva já existente no município. Trata-se da Refinaria de Glicerina de alta pureza, instalada junto à planta industrial de biodiesel, com capacidade de produção de até 1.500 toneladas por mês e tecnologia de origem italiana.

Em entrevista à Rádio Progresso, o gerente de produção da unidade local, Vinicius Almeida, e o trader de biodiesel, glicerina e óleos vegetais, Gabriel Grechi, ligado à operação de Santa Rosa detalharam o investimento. Segundo eles, a nova etapa industrial agrega valor ao processo produtivo, já que a glicerina é derivada da fabricação de biodiesel a partir de soja e canola e passa a atender mercados mais exigentes, como os setores farmacêutico, cosmético e alimentício.

Grechi explicou que o grupo possui duas fábricas de processamento de grãos: uma em Santa Rosa e outra em São Luiz Gonzaga. No município missioneiro também funcionam plantas específicas para processamento de soja e de canola.

O óleo produzido nessas unidades é transportado para Ijuí, onde ocorre a fabricação do biodiesel. Nesse processo surge a glicerina como subproduto. Até então, a empresa comercializava o material em estado bruto, principalmente para exportação.

Com o crescimento da cadeia do biodiesel no Rio Grande do Sul e no país, a empresa decidiu avançar na industrialização. De acordo com Grechi, cerca de 97% da glicerina bruta era exportada, enquanto agora a versão refinada passa a representar um produto com maior valor agregado e diversas aplicações industriais.

A produção da refinaria iniciou oficialmente em 18 de janeiro, colocando Ijuí entre os poucos polos produtores desse tipo de insumo no estado, onde atualmente existem apenas quatro refinarias de glicerina no Rio Grande do Sul, sendo a única na região Noroeste.

Hoje a fábrica de biodiesel gera aproximadamente 100 toneladas diárias de glicerina bruta. A refinaria tem capacidade para processar cerca de 50 toneladas por dia, permitindo comercializar em torno de 40 toneladas diárias de glicerina refinada.

Vinicius Almeida destacou que acompanha o projeto desde o início, incluindo a instalação dos equipamentos, iniciada em janeiro de 2025. Os maquinários vieram da Europa, oriundos de uma indústria italiana especializada no setor.

Para operar a nova unidade foram contratados colaboradores que trabalham em quatro turnos, garantindo operação contínua 24 horas por dia. O laboratório industrial também foi ampliado, passando a realizar análises adicionais além das já executadas no biodiesel.

O grupo conta atualmente com mais de mil colaboradores e abriu cerca de 12 novas vagas em Ijuí com o empreendimento. No total, a empresa mantém aproximadamente 40 unidades em diferentes áreas de atuação, organizadas em 10 empresas coligadas.

A refinaria inicia suas atividades com glicerina 100% vegetal, produzida exclusivamente a partir de óleo de soja e canola, diferentemente de outras cadeias que utilizam gordura animal como matéria-prima para biodiesel.

Segundo Grechi, o produto já possui certificações para exportação à Europa e atende padrões internacionais de qualidade, permitindo atender simultaneamente mercados nacional e externo. Com o investimento, o Grupo Camera fortalece a industrialização regional, amplia a geração de empregos e posiciona Ijuí como polo estratégico na cadeia de biocombustíveis e derivados químicos de origem renovável.

Fonte: Rádio Progresso
error: Conteúdo protegido!