Às vésperas do início de mais um ano letivo, livrarias de Ijuí registram movimento intenso por compra de material escolar. Pesquisa feita pela RPI aponta gasto médio de 200 a 300 reais por estudante com a aquisição de material completo, ou seja, mochila, cadernos, lápis, caneta, borracha, lápis de cor, folhas de ofício, apontador, dentre outros produtos básicos.
Uma das livrarias informou que o custo maior é para alunos do ensino fundamental, pois para esse nível existe necessidade de tintas, lápis ou canetas de cor o que, muitas vezes, encarece um pouco mais. Já para o ensino médio é mais caderno o índice de compras.
Outra livraria frisou que em caso de estudantes que ficam no turno integral nos educandários, o desembolso com material escolar aumenta, visto exigência de mais produtos. Essa mesma empresa destacou que dependendo do material adquirido, ou seja, mochila com rodinha, caderno com capas de personagens ou celebridades, ainda outros produtos de marcas mais famosas, o custo pode chegar a cerca de 600 reais.
Em termos de preços dos materiais escolares mais usados, as livrarias contatadas pela Rádio Progresso disseram que há cadernos de 80 folhas a partir de 7 a 9 reais e 90 centavos, e com 160 folhas, média de 13 e 90. No entanto, dependendo da capa e outros detalhes, o caderno pode custar 30 e até 60 reais.
Lápis, caneta e borracha praticamente não alteraram muito de preço em relação ao ano passado, com valores a partir de 50 centavos, 1 e 50, 2 reais adiante. Há até casos de produtos que reduziram de valor. Sobre mochilas, existem produtos de 25 reais até aproximadamente 500 reais.
As livrarias ijuienses alertaram sobre a importância dos consumidores cuidarem as promoções de material escolar, muitas vezes realizadas em determinados momentos. Uma das livrarias ainda destacou que normalmente os alunos não compram a lista completa de materiais estipulados pelas escolas.