Busca rápidaX

MANCHETES

Cerca de 450 residências sofrem danos por temporal em Palmeira das Missões

20 de fevereiro de 2026

Na tarde de ontem, Palmeira das Missões registrou chuvas expressivas acompanhadas de vendaval que causaram diversos danos no município. Após a confirmação do desastre pelos gestores municipais, a 7ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil enviou equipes à cidade, e o Departamento de Gestão de Desastres mobilizou a empresa de fornecimento de energia elétrica e outras secretarias estaduais para eventuais necessidades.

Imediatamente foi mobilizado um Gabinete de Gestão de Crise, composto pelo prefeito de Palmeira das Missões Evandro Massing, vice-prefeito, secretários municipais, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, e militares da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

Ainda na noite de ontem, agentes da prefeitura, da BM e CBM entregaram lonas à comunidade afetada, e foram restabelecidos os serviços essenciais do hospital após o retorno do abastecimento de energia elétrica. Preliminarmente, estima-se que cerca de 450 residências sofreram danos, e o levantamento da magnitude dos estragos será retomado na manhã desta sexta-feira com a utilização de drones.

Na rede de ensino, o Colégio Estadual Três Mártires teve parte do telhado arrancado pela força do vento, comprometendo a estrutura. Também houve o lançamento do telhado de uma casa noturna sobre a Avenida Independência, atingindo dois veículos e danificando postes.
A cobertura de um ginásio de esportes foi arremessada sobre a Rua Moisés da Silva Martins, provocando danos à fiação elétrica. Estragos de grande monta são contabilizados principalmente nas regiões sul e leste do município. Apesar da gravidade dos danos materiais, não houve registro de feridos.

A equipe da Assistência Social municipal está realizando o levantamento, mas ainda não há número exato de desalojados. Até o momento não existem desabrigados na cidade. Durante a noite e madrugada foi reforçado o policiamento em bairros da cidade que ainda encontravam-se sem eletricidade.

O Departamento de Gestão de Desastres da Defesa Civil estadual articulou ainda na noite de ontem o envio de telhas de fibrocimento para apoio aos afetados, e o envio do material está sendo coordenado pelo Departamento de Logística da Defesa Civil do RS. As equipes da 7ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil seguem no município para ações de apoio e, no momento, a prioridade é o restabelecimento do serviço de internet e telecomunicações, bem como da eletricidade em alguns pontos do município.

No decorrer da tarde em que ocorreu o vendaval, a Defesa Civil estadual emitiu diversos alertas LARANJA para a região, informando sobre a possibilidade de temporais com chuva e ventos fortes, além de granizo. Foram registradas rajadas de vento de 65,5 km/h na localidade.

Fonte: RPI, Defesa Civil e Rádio Palmeira
error: Conteúdo protegido!